Digite uma palavra ou expressão
» CFE
 
07/11/2009 - Fundo Ecumênico de Solidariedade
 
Fundo Ecumênico de Solidariedade
Reunião do Comitê Gestor define critérios para utilização dos recursos
O Comitê Gestor do Fundo Ecumênico de Solidariedade da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, reune-se na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, na Sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), em Brasília. O encontro objetiva estabelecer os critérios de apresentação e aprovação dos projetos frutos da CFE 2010.
‘A função do comitê é estabelecer todos os critérios para que as pessoas possam apresentar projetos e assim serem contemplados com os recursos que forem coletados durante a CFE 2010’, afirma o secretário Geral do Conic, Rev. Luiz Alberto Barbosa.
Cinco tipos de projetos receberão entre 10 e 50 mil reais, em níveis locais e nacionais. Um documento será disponibilizado, em janeiro de 2010, listando as exigências para apresentação das propostas. ‘Qualquer pessoa, organização ou comunidade pode independente de qualquer religião, apresentar seu projeto. Mas desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Comitê, ou seja, levando em consideração o tema CEF 2010’, completa o Rev. Luiz Alberto.
Para o Rev. Francisco de Assis, secretário Geral da Igreja Anglicana no Brasil, as ações promovidas por meio do Fundo Ecumênico de Solidariedade permitem às Igrejas construir uma massa de recursos que pode ser utilizada para enfrentar questões ligadas à exclusão social no país, ‘A vantagem de ser um trabalho conjunto entre as Igrejas, na construção de um volume financeiro, que ao invés de ser investido naquilo que a gente chamaria de manutenção das Igrejas, ele é investido realmente em favor dos semelhantes excluídos. Acho que o Fundo cumpre esse papel ao utilizar um projeto de desenvolvimento comunitário, de participação coletiva, ecumênica como parte do testemunho de justiça social que as igrejas tem que dá.’
Carlos Bock, Secretário Executivo da Fundação Luterana de Diaconia, acredita que pelo viés da temática da CFE 2010, Economia e Vida, as Igrejas membros do Conic podem pensar e propor uma economia mais fraterna e justa, além de ajudar grupos que já possuam práticas de uma economia solidária. Ele afirma ainda, ser um privilégio participar da campanha e compartilhar com os membros de outras igrejas, o trabalho já realizado normalmente em sua comunidade, 'mas a idéia é estar partilhando recursos de toda ordem voltadas pra essa temática de economia e vida’.
A Diretora Executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos lembra que a CFE 2010 consolida uma experiência de 10 anos que tem dado certo, ‘a cada ano mais igrejas aderem a essa proposta e, esse ano com uma ação ecumênica é fundamental a gente congregar mais igrejas’, afirma Cristina.
Além da Cáritas Brasileira e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), compõe o Comitê Gestor o Secretário geral do CONIC e um representante das Igrejas membro do CONIC: Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.
 
 
 
 

Campanha de igrejas faz crítica à política econômica de Lula
A Campanha da Fraternidade de 2010 discutirá sobre economia
Fraternidade e Economia será o tema da Campanha da Fraternidade em 2010
"Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro"
CFE 2010 em Vitória
Campanha da fraternidade terá procissão e via sacra em Vitória
Contra exclusão
Campanha da Fraternidade lançada hoje
Abertura oficial será em fevereiro
Campanha da Fraternidade de 2010 promove a Economia em favor da Vida
Capacitação CFE 2010
Diocese de Picos faz capacitação para campanha da fraternidade
Campanha da Fraternidade 2010 será lançada durante Congresso
Arquidiocese da Paraíba debate Gestão Eclesial, a partir de segunda-feira, no Espaço Cultural
Lançamento na Paraíba
Campanha da Fraternidade 2010 será lançada pela Arquidiocese da Paraíba
Arquidiocese realiza II Congresso Eclesial
Na ocasião será lançada a CFE 2010
Artigo
Campanha da Fraternidade 2010
Ecumênica
Campanha da Fraternidade 2010 reunirá cinco igrejas e fará alerta para mistura entre religião e dinheiro
Propagação da CFE 2010
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é apresentada na diocese de Barra do Piraí
Campanha da Fraternidade 2010
Com um ato solene a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançada no dia 10 de setembro
'Economia e Vida'
Campanha da Fraternidade Ecumênica será realizada em 2010.
Fala do Secretário Geral do CONIC Re. Luiz Alberto Barbosa na cerimônia de Lançamento do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica
Com muita alegria estamos aqui, aos pés do Cristo, nosso Redentor, apresentando a toda a sociedade brasileira, o material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.
Material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
Cerimônia acontecerá na tarde de 10 de setembro, no Rio de Janeiro
Convite para o lançamento do Material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC – convida para a cerimônia de lançamento do Material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.
Lançamento do material da CFE 2010
Evento acontecerá no dia 10 de setembro no Rio de Janeiro.
Definidos hino e cartaz da CFE 2010
CONIC elege hino e cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumência 2010.
Meditando sobre Economia e Vida
Por que escolhemos esse tema?
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Escolhidos o Tema e o Lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010
CFE-2010: Tema - "Economia e Vida" Lema: " Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro." Mt 6,24c
Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010
Tema: "Economia e Vida" Lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro."
CONIC - Secretaria Executiva - SCS Quadra 01 Bloco E Edifício Ceará 713
70303-900 – Brasília – DF Fone/fax: (61) 33214034 – 33218341 conic.brasil@terra.com.br