Digite uma palavra ou expressão
» CFE
 
11/01/2010 - Campanha da Fraternidade 2010
 
Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald , em 16.11.09

Com um ato solene a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançada no dia 10 de setembro, próximo passado, no Rio de Janeiro. O tema da Campanha da Fraternidade 2010 é "Fraternidade e Economia" e o lema é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24). O tema e o lema foram escolhidos no ano passado depois de muitas reuniões e pesquisas. O evento contou com a participação de várias autoridades eclesiásticas e políticas: O secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), pastor sinodal Carlos Augusto Möller; a senadora Marina Silva; o economista e secretário de Economia Solidário do Ministério do Trabalho, professor Paul Singer entre outros.


Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade de 2010 será ecumênica e estará aberta à participação de todas as denominações cristãs. O objetivo geral da Campanha é "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". Portanto a Campanha da Fraternidade 2010 quer unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, que é formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo a paz. A Campanha vai nos ajudar a reconhecer nossa omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Hoje precisamos combinar eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, percebendo a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social e cultural.

O Texto-Base da Campanha insiste que a economia existe para a pessoa e para o bem comum da sociedade, não a pessoa para a economia. O lema da Campanha, a afirmação de Jesus registrada no Evangelho de Mateus: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24) nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro, visto como valor absoluto dirigindo a vida (Texto-base, p.47). O dinheiro, embora necessário, não pode ser o supremo valor dos nossos atos nem o critério absoluto das decisões dos indivíduos e dos governos. O dinheiro "deve ser usado para servir ao bem comum das pessoas, na partilha e na solidariedade". Toda a vida econômica deveria ser orientada por princípios éticos. A medida fundamental para qualquer economia é um sistema que deveria criar reais condições de segurança e oportunidades de desenvolvimento da vida de todas as pessoas, desde os mais pobres e vulneráveis. O capitalismo selvagem trabalho no sentido oposto. Não se importa com a destruição da natureza ou com o fato de que está tornando sistêmica a miséria de milhões de famílias.

Na história humana, marcada por ambições, explorações, injustiças e ganância, a Bíblia se volta decididamente para a defesa dos pobres. No âmbito social, a Bíblia nos mostra profetas acusando reis e gente poderosa que enriquece à custa do povo e não cuida bem daqueles a quem deveriam servir (Is. 3,13-15; Jr 5, 27-29: Ez 34, 2-4 etc.). No âmbito comunitário, a Bíblia fala sobre a diária do trabalhador que deve ser paga no mesmo dia, pois ele precisa disso para viver (Ex 19, 13), e ao socorro que devemos prestar aos pobres (Dt 15, 7-11). No âmbito pessoal somos chamados a evitar corrupção e desonestidade e viver a partilha no amor fraterno. As palavras de João no Evangelho de Lucas (Lc 3, 10-14) nos oferecem uma orientação clara nesta área. (cf. p.48 do Texto-Base).

O Texto-Base da Campanha deve ser um instrumento à disposição das comunidades cristãs e de todas as pessoas de boa vontade para enfrentar, com consciência crítica, os temas do desenvolvimento e da justiça, da economia e da vida humana no Brasil e no mundo. Precisamos denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte. A Campanha nos convida a lutar para: incluir a alimentação adequada entre os direitos previstos na Constituição Federal; erradicar o analfabetismo; eliminar o trabalho escravo; combater o trabalho infantil; conseguir uma tributação justa e progressiva; garantir o acesso à água e continuar a luta pela Reforma Agrária.


 
 
 

Campanha de igrejas faz crítica à política econômica de Lula
A Campanha da Fraternidade de 2010 discutirá sobre economia
Fraternidade e Economia será o tema da Campanha da Fraternidade em 2010
"Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro"
CFE 2010 em Vitória
Campanha da fraternidade terá procissão e via sacra em Vitória
Contra exclusão
Campanha da Fraternidade lançada hoje
Abertura oficial será em fevereiro
Campanha da Fraternidade de 2010 promove a Economia em favor da Vida
Capacitação CFE 2010
Diocese de Picos faz capacitação para campanha da fraternidade
Campanha da Fraternidade 2010 será lançada durante Congresso
Arquidiocese da Paraíba debate Gestão Eclesial, a partir de segunda-feira, no Espaço Cultural
Lançamento na Paraíba
Campanha da Fraternidade 2010 será lançada pela Arquidiocese da Paraíba
Arquidiocese realiza II Congresso Eclesial
Na ocasião será lançada a CFE 2010
Artigo
Campanha da Fraternidade 2010
Ecumênica
Campanha da Fraternidade 2010 reunirá cinco igrejas e fará alerta para mistura entre religião e dinheiro
Propagação da CFE 2010
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é apresentada na diocese de Barra do Piraí
'Economia e Vida'
Campanha da Fraternidade Ecumênica será realizada em 2010.
Fundo Ecumênico de Solidariedade
Reunião do Comitê Gestor define critérios para utilização dos recursos
Fala do Secretário Geral do CONIC Re. Luiz Alberto Barbosa na cerimônia de Lançamento do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica
Com muita alegria estamos aqui, aos pés do Cristo, nosso Redentor, apresentando a toda a sociedade brasileira, o material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.
Material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
Cerimônia acontecerá na tarde de 10 de setembro, no Rio de Janeiro
Convite para o lançamento do Material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC – convida para a cerimônia de lançamento do Material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.
Lançamento do material da CFE 2010
Evento acontecerá no dia 10 de setembro no Rio de Janeiro.
Definidos hino e cartaz da CFE 2010
CONIC elege hino e cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumência 2010.
Meditando sobre Economia e Vida
Por que escolhemos esse tema?
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Escolhidos o Tema e o Lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010
CFE-2010: Tema - "Economia e Vida" Lema: " Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro." Mt 6,24c
Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010
Tema: "Economia e Vida" Lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro."
CONIC - Secretaria Executiva - SCS Quadra 01 Bloco E Edifício Ceará 713
70303-900 – Brasília – DF Fone/fax: (61) 33214034 – 33218341 conic.brasil@terra.com.br