Imigrantes e Refugiadas: Desafios da Casa Comum

 
Objetivo Geral

Contribuir para a superação da xenofobia, racismo e fundamentalismo religioso nas comunidades religiosas e na sociedade brasileira em geral.


EFEITOS ESPERADOS EM 3 (TRÊS) ANOS


Objetivo 1:

Comunidades religiosas e organizações sociais fortalecidas e em rede, nas cidades de São Paulo e Joinville, promovem a implementação dos direitos das mulheres imigrantes e refugiadas.

Indicador 1.1:

5 (cinco) comunidades de fé junto com organizações sociais implementam ações de solidariedade com mulheres imigrantes e refugiadas e assim chamam a atenção para sua situação.

Indicador 1.2:

4 (quatro) medidas de mobilização para a implementação da Lei de Migração de 2017  na sociedade e junto aos poderes constituídos são replicadas nos canais de comunicação dos parceiros da rede

Objetivo 2:

Mulheres imigrantes e refugiadas, capacitadas e articuladas em redes de solidariedade se apoiam mutuamente na reivindicação de seus direitos e na geração de renda.

Indicador 2.1:

40 (quarenta) mulheres imigrante e refugiadas capacitadas para o trabalho nas áreas de economia solidária e empreendedorismo conseguem se organizar para vender seus produtos e identificar novas fontes de renda; 


ATIVIDADES PREVISTAS

Ano 1: tecendo sororidades

Mapeamento e articulação: mapear e articular organizações da sociedade civil e órgãos públicos que desenvolvem ações com mulheres imigrantes, levantar dados, a partir da múltipla pertença religiosa, sobre identidade(s) religiosa (s) das pessoas imigrantes e mapear e mobilizar mulheres de comunidades de fé para uma rede inter-religiosa de mulheres migrantes e refugiadas. 

Grupos de referência: ampliação dos grupos de referência com a participação de mulheres imigrantes e refugiadas.

Comunicação e incidência: elaboração e divulgação, ao longo dos três anos do Projeto, de vídeos curtos com histórias de vida de mulheres imigrantes e refugiadas, peças de divulgação do Projeto, realização de uma Seminário virtual internacional para o lançamento do projeto. 

Formação da equipe do Projeto: viabilizar, ao longo dos três anos do Projeto, oportunidades de formação da equipe do projeto e do CONIC em temas relacionados à imigração e refúgio.

Ano 2: fortalecendo sororidades

Mapeamento e articulação: fortalecimento da rede inter-religiosa de mulheres imigrantes e refugiadas

Grupos de referência: realização de 2 (duas) atividades online organizadas e promovidas pelos Grupos de Referência para abordar a situação das mulheres migrantes e refugiadas.

Comunicação e incidência: seminário online: racismo, patriarcado e xenofobia - as porosidades que ameaçam o fortalecimento das casas de solidariedade.

Grupo das casinhas: mobilizar e articular pessoas para desenvolver atividades com crianças, adolescentes, jovens das mulheres imigrantes e refugiadas. Capacitação do “grupo das casinhas” sobre a migração e refúgio na infância, adolescência e juventude.

Formação: compartilhando espiritualidade na diversidade - liturgias para a unidade. 

Formação para mulheres imigrantes e refugiadas: realização de 6 (seis) oficinas sendo 3 (três) em Joinville e 3 (três) em São Paulo, voltadas para o comércio justo e solidário.

Atividades de PMA: realizar 2 (duas) oficinas de PMA intermediarias do Projeto.

Ano 3: ampliando sororidades

Mapeamento e articulação: encontro entre as redes de São Paulo e Joinville para intercâmbio das experiências; Consolidação da rede de sororidades entre brasileiras, imigrantes e refugiadas.

Grupos de referência: preparação do encontro entre as redes de SP e Joinville para o intercâmbio das experiências aprendidas e acumuladas  e perspectivas para ações futuras.

Comunicação e incidência: elaboração e divulgação de pequenos vídeos com a participação de mulheres que participaram do projeto.

Grupo da casinha: encontro entre crianças das mulheres imigrantes e refugiadas que participarão da atividade da rede.

Formação: organizando as Casas da Solidariedade: formação prática sobre direitos e comercialização dos produtos e, ao final, realização de uma Feira para a Apresentação dos produtos das mulheres imigrantes e refugiadas. 

Atividades de PMA: realizar um seminário de PMA do Projeto, destacando seus resultados e projeções.


SUBSÍDIOS COMUNICACIONAIS

Cards

Imigrantes e refugiados: direito à vacinação (clique e acesse em PORTUGUÊS)

Imigrantes e refugiados: direito à vacinação (clique e acesse em ESPANHOL)

Imigrantes e refugiados: direito à vacinação (clique e acesse em INGLÊS)

Vídeos

Introdução ao projeto:



Entrevista com o defensor público federal, Dr. João Chaves:



Entrevista com a médica e coautora do livro Saúde de Migrantes e Refugiados (Fiocruz), Veronica Quispe Yujra:



 
REFERENCIAL DO PROJETO EM SÃO PAULO
 
Contate a responsável pelo projeto em São Paulo: projetomigrantessp@conic.org.br
 

REFERENCIAL DO PROJETO EM JOINVILLE
 
Contate a responsável pelo projeto em Santa Catarina: projetomigrantessc@conic.org.br
 

INFORMAÇÕES GERAIS
 
Para obter informações gerais sobre o projeto, ligue: 61 3321-4034

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?