Holanda: igrejas apresentam documento ecumênico de combate à pobreza

holland church e543457

O Recurso do Envolvimento. Assim se intitula o documento ecumênico que as Igrejas na Holanda apresentaram no dia 22 de janeiro em Houten, província de Utrecht, centro do país europeu. Trata-se do primeiro de uma série de volumes dedicados ao compromisso das Igrejas no combate à pobreza no país.

Segundo explica um comunicado do Conselho das Igrejas Cristãs locais, o livro “apresenta 70 iniciativas selecionadas em meio a um leque inexorável de projetos” de ajuda aos indigentes: disponibilidade de refeições para refugiados, organização de férias para pessoas com limitados recursos econômicos, um compromisso constante na política local, atenção especial aos menores.

Encorajar um amplo movimento em prol da caridade e da justiça

Os exemplos são precedidos de uma introdução do secretário do Conselho de Igrejas na Holanda, Klaas van der Kamp, e do professor Herman Noordegraaf, docente da Universidade teológica protestante.

O projeto editorial faz parte da mais ampla iniciativa “Intersecção Igrejas e Pobreza”, espaço de intercâmbio inter-religioso e de reflexão para tornar visível o grande empenho das Igrejas no combate à pobreza na Holanda, encorajar quem já se encontra engajado e estimular aqueles que queiram engajar-se, conscientes de fazer parte de um mais amplo movimento de caridade e de justiça.