SOUC 2016 será de 8 a 15 de maio: participe com sua igreja

logo conic site

Em 2016, a Semana de Oração pela Unidade Cristã será realizada entre os dias 8 e 15 de maio. Com o tema “Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor”, em conformidade com a passagem de 1 Pedro 2:9, que diz: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

O material da SOUC 2016 foi preparado pela Letônia em uma Comissão composta, majoritariamente, por católicos, luteranos, ortodoxos e batistas. Posteriormente foi adaptado para o Brasil pelo Movimento Ecumênico de Curitiba.

Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Em 2015, a Semana mobilizou igrejas em todos os estados do Brasil. Milhares de pessoas se mobilizaram para atender a um chamado do próprio Jesus: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam umem nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21). E para que a festividade desse ano seja ainda mais completa, é preciso que tod@s participem, a começar pelo Cartaz, que foi escolhido por meio de um Concurso. A seleção da arte vencedora será feita no dia 15 de fevereiro, na sede do CONIC.

Novas informações sobre a SOUC serão passadas oportunamente.