Material da Semana dos Povos Indígenas de 2016, editado pelo COMIN / IECLB

45789 098
 
O material da Semana dos Povos Indígenas de 2016 editado pelo COMIN e elaborado pelo povo Laklãnõ/Xokleng tem como título “História e Cultura do Povo Laklãnõ/Xokleng”. Ele tematiza a vida, a cultura, a sabedoria, a história e os desafios deste povo que vive no Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina.
 
Neste caderno, a comunidade compartilha aspectos significativos e valiosos de sua história e cultura como a vivência comunitária e com a natureza, os mitos, a língua, a educação, o artesanato, as ervas medicinais, entre outros.  
 
Além disso, a comunidade também relata sobre suas experiências ecológicas como a Trilha da Sapotema, em que jovens aprendem dos seus ancestrais e ensinam para as pessoas visitantes a importância da natureza para a vida de todo o planeta. A confecção de artesanato e a revitalização das ervas medicinais também são práticas ecologicamente sustentáveis presentes na vida deste povo.
 
Os saberes partilhados pelo Povo Laklãnõ/Xokleng nos leva à reflexão. Sua sabedoria é fonte de aprendizagem para toda a sociedade nacional. Assim, este caderno nos convida para ampliar o conhecimento sobre este povo e sobre a realidade brasileira caracterizada pela pluralidade étnica e cultural.
 
A primeira parte do caderno é elaborada para crianças. A segunda volta-se para o público juvenil, servindo também como fonte de informações para as pessoas que irão orientar e animar as reflexões. A terceira parte traz orientações de como trabalhar de forma didática com o caderno e o cartaz. Os textos e os desenhos elaborados pelo povo Laklãnõ/Xokleng bem como informações complementares, podem ser encontradas no site www.comin.org.br.