Membros do FE ACT Brasil compartilham experiências e ações com ACT Aliança

koinonia img 0067 1

Membros do Fórum Ecumênico ACT Brasil estiveram reunidos, na última sexta-feira (15), com Pauliina Parhiala e Sushant Agarwal, diretora executiva e moderador de ACT Aliança, respectivamente. Buscando compartilhar com os visitantes as ações do fórum nacional, foram apresentadas as ações de incidência pública na defesa de direitos do Fórum Ecumênico ACT Brasil que também indicou a necessidade e importância do apoio de ACT Aliança para a internacionalização de causas. Pauliina Parhiala compartilhou sobre os processos de efetivação da Aliança nas diferentes regiões e sua visão estratégica.

As ações de luta pela democracia promovidas pelo movimento ecumênico frente à atual conjuntura brasileira foram apresentadas aos representantes da Aliança, que ressaltaram a importância da promoção do desenvolvimento transformador e da incidência pública para a garantia de direitos de grupos mais vulneráveis.

A reafirmação do Estado Laico foi pontuada por Sônia Mota, diretora executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), como questão fundamental de enfrentamento à crescente onda de ódio no país. A articulação de estratégias que garantam a atuação do movimento ecumênico no Brasil neste sentido também foi considerada indispensável. Cibele Kuss, da Fundação Luterana de Diaconia, completou afirmando quão “necessário é pensar o que as organizações ecumênicas farão frente ao conservadorismo e ao fundamentalismo religioso”.

Pauliina Parhiala ressaltou que “os membros de ACT Aliança esperam que sejam realizadas mais ações de enfrentamento” ao cenário apresentado. Para isto apontou como ponto estratégico o fortalecimento do Fórum Ecumênico Sul Americano, que neste ano está no foco de trabalho do recém inaugurado escritório da Aliança em El Salvador.

Além disso, a força da sociedade civil organizada foi reconhecida pelos representantes da Aliança. “A partir desta reunião, está claro que temos muito que compartilhar”, disse a diretora executiva de ACT se referindo à atuação do movimento ecumênico brasileiro e latino americano.

“A reunião se desenrolou em espírito fraternal e de cooperação, o que possibilitou o diálogo franco sobre questões de membresia, de contribuição financeira, de políticas institucionais e de estratégias de fortalecimento das relações entre o secretariado de ACT e o Fórum Ecumênico ACT Brasil”, analisou Marilia Schüller, assessora de projetos de KOINONIA.

Foto: koinonia.org.br
Imagem: Reprodução