As Escrituras Sagradas traduzidas para 2.935 idiomas

As Escrituras Sagradas estão disponíveis para 2.935 idiomas falados por 6,039 bilhões de pessoas. Só em 2015, foram feitas traduções para 50 idiomas, falados por quase 160 milhões de pessoas, com auxílio das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Graças aos esforços dessa aliança global presente em mais de 200 países e territórios, a Bíblia na íntegra está disponível em 563 idiomas, falados por cerca de 5,1 bilhões de pessoas e o Novo Testamento em 1.334 idiomas adicionais falados por 658 milhões de pessoas. Esta tarefa, fundamental, para o desenvolvimento da obra bíblica no mundo estará em destaque nas palestras do 12º Fórum de Ciências Bíblicas, que a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoverá nos dias 25 e 26 de agosto, com o tema “Tradução da Bíblia: Uma Tarefa Inacabada”.

gsar main

Em seu Relatório de Traduções de 2015, as SBU registram que 11 comunidades ao redor do mundo agora têm a sua primeira Bíblia na íntegra, seis receberam um Novo Testamento e outras onze a sua primeira porção ou porções adicionais das Escrituras. No entanto, existem ainda 497 milhões de pessoas que não contam com nenhuma parte da Bíblia traduzida para o idioma que fala ao seu coração, além dos 281 milhões que contam apenas com partes da Bíblia traduzidas para o seu idioma.

Como os idiomas estão em constante desenvolvimento, as SBU também têm o compromisso de revisar traduções existentes e fornecer novas versões, quando solicitadas, para ajudar o máximo possível de pessoas a se engajarem com a mensagem bíblica. Em 2015, isso resultou em 20 novas traduções e revisões, além de duas edições de estudo com o potencial de alcançar mais de 127 milhões de pessoas.

Paralelamente, de acordo com as SBU, crescem as traduções das Escrituras para línguas de sinais e em Braile. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, em todo o mundo, tenham deficiência auditiva e 70 milhões delas utilizam a língua de sinais para se comunicar. Há mais de 400 línguas de sinais únicas, porém, o Novo Testamento somente está disponível na Língua de Sinais Americana. Entre as produções de 2015 em línguas de sinais, destacam-se as do Brasil, com 15 novas histórias bíblicas; Sri Lanka, com seleções do livro Atos; México, que concluiu os livros de Lucas e Atos; e a equipe ViBi, no Japão, que terminou os livros Êxodo, Tito e Efésios.

Em Braile, os avanços foram registrados no Sri Lanka, com a Bíblia em sinhala, o 44° idioma do país e no México, com a primeira porção em purepecha. Também foram produzidas porções adicionais em espanhol e armênio e uma nova versão da Bíblia em holandês. São obras que beneficiam um grande contingente, diante da estimativa de que, em todo o mundo, 285 milhões de pessoas tenham deficiência visual, das quais 40 milhões são cegas. Desde 2002, a Sociedade Bíblica do Brasil disponibiliza a Bíblia completa em Braile para esse público.

Outro recurso estratégico das SBU para a disseminação da Palavra de Deus é a Biblioteca Digital da Bíblia® (DBL), que, até o final de 2015, contava com 1.201 Bíblias, Testamentos e porções em 957 idiomas falados por mais de 4,6 bilhões de pessoas. A DBL é de propriedade e mantida pelas SBU em parceria com outras agências bíblicas com o apoio da aliança Every Tribe Every Nation (Todas as Tribos, Todas as Nações). Ela torna a Bíblia acessível fornecendo textos das Escrituras ao público por meio de parceiros como a BibleSearch e a YouVersion.

O relatório completo das SBU e a lista de traduções concluídas em 2015 podem ser consultados em: http://bit.ly/29k1mkt

12º Fórum de Ciências Bíblicas

Renomados palestrantes estarão no Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia, em Barueri (SP), para mais uma edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que homenageará os 70 anos das Sociedades Bíblicas Unidas. Embora iniciada em 1804, a cooperação entre Sociedades Bíblicas foi formalizada em 1946 e hoje reúne 149 organizações, entre elas a SBB.

SERVIÇO:

Tema: Tradução da Bíblia: Uma Tarefa Inacabada.
Data: 25 e 26 de agosto de 2016.

Horário: 14h30 às 22h00.
Público-alvo: Professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, lideranças religiosas, estudiosos da Bíblia e cristãos em geral.

Local: Centro de Eventos de Barueri | Museu da Bíblia.
Endereço: Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri (SP).

Inscrições: http://www.sbb.org.br/eventos/forum-de-ciencias-biblicas/
Informações: https://xii-forum-de-ciencias-biblicas.eventbrite.com.br ou (11) 3474-5827.