fbpx

CEBI: encontro debate conjuntura, diversidade e meio ambiente

Foi realizado, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, o Encontro Celebrativo do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) Goiás. Sediado no Convento Mãe Admirável, em Anápolis, a atividade reuniu cerca de 30 pessoas e contou com a participação da secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, que atuou como facilitadora do Encontro.
 
IMG 9326

Entre as perguntas que os participantes se propuseram a trabalhar estavam: O que vocês andam conversando pelo caminho... sobre Conjuntura, Juventudes e Urbanidades, Leituras Feministas e de Gênero, Povos e Comunidades Tradicionais, Cerrado e Ecumenismo? Que ambiguidades essas conversas trazem? Nesse contexto, Romi levantou reflexões a partir do evangelho de Lucas, especialmente o texto do discípulo e da discípula de Emaús (Lc 24.13-35).
 
“Foi um momento de partilha dos desafios para a leitura popular da bíblia. Nossa reflexão partiu da proposta do evangelho de Lucas, voltado para a população não judaica. É um evangelho da diversidade, pois valoriza diferentes culturas, valoriza as mulheres e seu protagonismo junto ao movimento de Jesus. É um evangelho que critica a pobreza e o acumulo de riquezas. O texto do evangelho de Lucas provoca para as conversões, no sentido de mudanças de posturas para a superação das desigualdades”, explicou Romi.
 
Houve trabalhos em grupos, no qual as pessoas foram convidadas a debaterem sobre preservação do cerrado, ecumenismo, teologia feminista, conjuntura.
 
O encontro reuniu os grupos do CEBI presentes em todo o estado de Goiás.
 
IMG 9161
 
Fotos: Tatiane Duarte