Oficina sobre música e liturgia reúne participantes de vários estados

Dos dias 7 a 10 de setembro, realizou-se em São Paulo o encontro Cantos da Casa Comum - Seminário Ecumênico de Música e Liturgia. O evento aconteceu na sede da Diocese Anglicana de São Paulo.

2016 09 16 PHOTO 00000007
Estiveram presentes participantes dos estados de São Paulo, Bahia, Paraíba, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o encontro, foram apresentadas composições de uso litúrgico e, também, projetos de diálogo entre a música das igrejas e a Música Popular Brasileira, especialmente em temas relacionados com o cuidado da Casa Comum.

Uma das descobertas do Seminário foi a intensa produção litúrgica e musical que está acontecendo nas igrejas, muitas vezes de forma isolada. Por isso, entre as conclusões do encontro destacou-se a necessidade de um canal de compartilhamento dessa produção entre os músicos e liturgistas, de forma a fazê-la circular nas comunidades locais.

O seminário teve uma celebração de encerramento no sábado (dia 10) pela manhã, na Paróquia Anglicana da Santa Cruz, concelebrada pelo bispo anglicano de São Paulo e presidente do CONIC, dom Flávio Irala, e pelo reverendo Daniel do Amaral, diretor secretário do CONIC.

Os participantes formaram um grupo nas redes sociais para manter a articulação surgida no encontro, com vistas a partilhar recursos e preparar um novo seminário em 2017.

Texto: Daniel Souza