fbpx

Patriarca da Igreja Sirian Ortodoxa virá ao Brasil

A chegada do líder da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia – Patriarcado de Antioquia e Todo Oriente - ao Brasil está marcada para o final do mês de outubro, chegando à Brasília no dia 26/10, onde será recebido por autoridades eclesiásticas e civis, cumprindo uma extensa agenda na capital federal.

patriarca igreja sirian ortodoxa 3

Mor Ignatius Aphrem II foi eleito em março de 2014 como 123º Patriarca de Antioquia e Todo Oriente da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, uma das mais antigas Igrejas cristãs orientais, fruto da evangelização apostólica na cidade de Antioquia da Síria, ainda no primeiro século. Seu ministério patriarcal tem sido marcado pela defesa dos cristãos perseguidos no Oriente Médio, especialmente em países como Síria, Iraque e Líbano, além do diálogo ecumênico e interconfessional. O Patriarca participou no início do mês de setembro, juntamente com o Papa Francisco, do evento em Assis em prol da paz.

O Patriarca visitará as principais comunidades, obras sociais e missões da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil, tanto no Distrito Federal, quando em Goiás e São Paulo. E clero de todo Brasil estará presente, juntamente com as caravanas de fiéis que acompanharão o Patriarca durante sua visita. Autoridades da embaixada Síria, do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), dos governos e prefeituras do Distrito Federal e Goiás também cumprirão agenda de encontros oficiais com o Patriarca durante a visita. Além disso, encontros ecumênicos com representantes de outras Igrejas também estão marcados.

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia chegou ao Brasil com os imigrantes sírios e libaneses. Inicialmente, estabeleceu comunidades em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS), atendendo as famílias cristãs orientais que buscavam melhores condições de vida no Brasil. Na década de 1980, já bastante estabelecida em nosso país, a Igreja iniciou missões de evangelização entre brasileiros sem ascendência oriental, formando comunidades em mais de 15 estados brasileiros. Atualmente, é membro do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, com nunciatura apostólica sediada em Brasília (DF) e duas dioceses missionárias, que abrangem as comunidades brasileiras em todo país, além das comunidades formadas por imigrantes e seus descendentes.

Fonte: Comunicação ISOA
Foto: Comunicação ISOA