Católicos e luteranos lançam nota conjunta sobre visita do Papa

OSSROM87553 Articolo
 
Ainda existem obstáculos no caminho ecumênico, mas desejamos que aquilo que já é iminente, dê energia ao trabalho ecumênico no nosso país e dê sinais encorajadores e de esperança em todo o mundo.
 
Evento histórico
 
Assim conclui-se um longo artigo publicado, no dia 4 de outubro, no jornal sueco de inspiração cristã Dagen, assinado conjuntamente pelo Bispo católico da Diocese de Estocolmo, Anders Arborelius, e a Arcebispa da Igreja da Suécia, Antje Jackelen, a menos de um mês da visita do Papa Francisco a Lund, “evento que pode ser definido como histórico”, escrevem os bispos.
 
Em 31 de outubro, aniversário da Reforma, “pela primeira vez em absoluto, os líderes da Igreja Católica e da Federação Luterana mundial lançarão um olhar conjunto sobre a Reforma”.
 
Visita é fruto visível dos 50 anos de diálogo entre católicos e luteranos
 
O evento é um dos “frutos visíveis” dos “cinquenta anos de diálogo entre católicos e luteranos”, escrevem os bispos citados pela Agência Sir, recordando a assinatura da “Declaração conjunta sobre a doutrina da justificação” e o documento “Do conflito à comunhão”.
 
Os expoentes religiosos explicam, ademais, que o evento na Arena de Malmö intitulado “Juntos na esperança”, quer ser um “testemunho ao mundo da misericórdia de Deus” e anunciam que “como sinal concreto da vontade de fortalecer os laços, Caritas Internationalis e o World Service, subscrevem um memorandum conjunto”.
 
O convite é “colher a oportunidade de testemunho de Jesus Cristo para que o mundo creia” e “a rezar e a trabalhar pelo bem do Evangelho”.

Fonte: Rádio Vaticano
Foto: L'Osservatore Romano