fbpx

CONIC é premiado no V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira

primeira foto

Teve início, no dia 9 de novembro, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, Santuário Nacional de Aparecida, o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira (V CNCB).

O Evento termina no domingo, 13/11. O tema posto em reflexão é “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema “60 anos de solidariedade libertadora”. Os participantes vivenciam o encontro dos grupos, comunidades, dioceses e regionais, para discutir ações que tenham sido positivas e abrir novos caminhos exigidos pela realidade.

O evento está centrado na compreensão da “pastoralidade da Cáritas”, a temática do congresso busca fazer uma reflexão profunda sobre a dimensão da vida da Cáritas Brasileira. Além disso, celebra os 60 anos da instituição, aprofunda a missão e sistematiza reflexões.

O presidente da Cáritas Brasileira, o arcebispo coadjutor da arquidiocese de Aracaju, dom João Costa, abriu o evento mostrando que o momento é de extrema importância pelos 60 anos da Cáritas. Ele citou palavras do papa Francisco que dizem que a missão da Cáritas não é de um mero agente, mas uma testemunha de cristo, que procura Ele e se deixa procurar por Ele. “É uma alegria imensa estarmos reunidos. Queremos como Igreja vivenciar os pensamentos do mestre Jesus. A ação da Cáritas é a encarnação do Evangelho de Jesus Cristo no seio da Igreja, a Cáritas está no meio da Igreja como vocação para promoção da vida”, refletiu o bispo.

Fernando Zamban, da coordenação colegiada da Cáritas, explica que faz um ano que o congresso está em preparação. “Vamos refletir sobre a conjuntura eclesial que o país vive e projetar os próximos anos. A Cáritas passa por vários momentos da sua história aprimorando os trabalhos de acordo com as mudanças da sociedade. A Cáritas só tem sentindo porque ainda existem pessoas em situação de empobrecimento no país”, afirma.

Prêmios Odair Firmino de Solidariedade

No mesmo dia da abertura do Congresso, a Cáritas Brasileira fez o reconhecimento de 60 organizações, movimentos, pastorais, instituições, coletivos, grupos e/ou pessoas que atuam na promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável, solidário e territorial.

segunda foto

O CONIC estava entre as instituições agraciadas. Ele foi reconhecido pelo trabalho que tem feito em prol do “fortalecimento do testemunho ecumênico das Igrejas-membro, fomentando o diálogo inter-religioso e promovendo a interlocução com organizações da sociedade civil e governo para a incidência pública em favor de políticas que promovam a justiça e a paz”.

Quem recebeu a premiação em nome do CONIC foi o pastor luterano Marcos Ebeling, membro do Conselho Fiscal.

Feira de Saberes e Sabores

Como parte da programação a Cáritas também realiza a Feira Nacional de Saberes e Sabores da Economia Solidária, entre os dias 10 a 12/11. A abertura oficial da feira foi ontem, dia 10/11, com a visitação das 8 às 17 horas. O acesso à feira é gratuito.

CONIC com informações da Cáritas e da Assessoria do portal A12
Fotos: Cáritas