É tempo insurgente por justiça e democracia

unnamed

“Agora eu me levantarei porque o povo pobre está sendo oprimido,
as pessoas perseguidas gemem de dor.” (Salmo 12.5)

Diaconia Transformadora é manifesto público contra o Massacre em Pau D´Arco no Pará. À violenta higienização e extermínio da população de rua, em Porto Alegre e São Paulo. Ao Racismo, que faz do Brasil um dos países que mais mata jovens no mundo, juventude negra, assassinada e encarcerada, que grita pela libertação de Rafael Braga. Voz profética, que denuncia o avanço da mineração em territórios ocupados e protegidos por povos e comunidades tradicionais.

A sociobiodiversidade do Bioma Mata Atlântica exige justiça e reparação às mineradoras SAMARCO, VALE E BHP. Denunciamos o projeto de mineração da Votorantin e da Canadense Iamgold Brasil no Alto Camaquã, Bioma Pampa.

Diaconia Profética opõe-se firmemente ao ódio e à criminalização dos povos indígenas, declarado na CPI do Incra e Funai, à truculenta reintegração de posse da Comunidade Vila Alto da Colina em Porto Alegre, às Reformas Trabalhista, da Previdência, ao congelamento dos gastos com saúde, educação e assistência social. É voz insurgente por justiça de gênero e democracia, pelo fim da criminalização dos movimentos e lutas sociais. Denuncia a mídia promotora de informações mentirosas, aliadas ao seu próprio interesse capitalista no pacto com as elites que governam nosso país.

O povo tem direitos que não podem ser revogados por reformas autoritárias e pela violência do aparato de segurança pública contra o direito constitucional de participar da vida política do país nas grandes manifestações, que estão reunindo milhares de pessoas que não legitimam esse governo e sua política rentista. Manifestar-se, sem medo de ações policiais e violentas, é exercício democrático.

A democracia que defendemos é descolonial e afirmada em justiça de gênero. Apoiamos uma ampla Reforma Política e a Revogação de todas as reformas que retiram direitos do povo brasileiro. Queremos a garantia e a ampliação de direitos, a participação popular, o reconhecimento dos acordos sociais conquistados e contratados, a proteção das leis trabalhistas e ambientais.

A Diaconia Transformadora afirma o direito, a justiça e misericórdia, o bem viver em pluralidade e diversidade. A Diaconia Transformadora sempre estará ao lado da Democracia.

Levantamos porque o povo pobre está sendo oprimido e as pessoas perseguidas gemem de dor!

Apoiamos o manifesto Religiões por Democracia dizem Diretas Já, do Fórum Ecumênico ACT Brasil e Evangélicos pelo Estado de Direito. Para ler o documento e assinar a petição, acesse aqui.

Fonte: FLD