Encontro em São Paulo reúne lideranças para debater liberdade religiosa

IMG 8100

Membros de várias denominações religiosas e autoridades civis se reuniram, no dia 18 de junho, em uma capela mórmon (como é popularmente conhecida a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) de São Paulo, para debater o tema Liberdade Religiosa. O evento foi uma realização da própria Igreja e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

Samuel Luz, presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, foi o primeiro palestrante da noite. Ele falou sobre casos de intolerância religiosa no Brasil e como isso é uma ameaça a todos. Ressaltou que as crenças podem ser diferentes, mas o respeito deve ser o mesmo. Na sequência, falou a Dra. Charlyane Silva e Souza, muçulmana e integrante da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. Charlyane contou sobre os desafios que os muçulmanos enfrentam no Brasil devido à sua crença. Ela foi proibida de prestar o exame da OAB por estar usando o hijab (véu usado pelas muçulmanas). O caso teve grande repercussão e acabou alterando as diretrizes do exame da OAB, que passou a admitir o uso de vestimentas religiosas durante os exames.

Damaris 1

O Dr. Douglas McAllister, assessor legal da Igreja anfitriã, enfatizou o significado de Liberdade Religiosa segundo uma declaração da própria Igreja: “A liberdade religiosa, ou liberdade de consciência, é fundamental à saúde de uma sociedade diversificada. Ela permite que diferentes crenças se desenvolvam. A liberdade religiosa protege os direitos de todos os grupos e indivíduos, incluindo os mais vulneráveis, quer sejam religiosos ou não”. A Dra. Damaris Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, encerrou o evento com entusiasmo. “A liberdade religiosa deve ser protegida, promovida e defendida”, enfatizou. Ela ainda comentou os três grandes desafios atuais da liberdade religiosa: o secularismo, o extremismo religioso e o individualismo.

O evento também contou com as presenças do Dr. Ricardo Sale Jr, desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo, do Sheikh Rodrigo Jalloul, Imam no Centro Islâmico Fátima Az-Zahara, do Dr. Nemias Martins, do Departamento de Liberdade Religiosa da Associação Paulistana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entre outros.

CONIC com informações da Sala de Imprensa Mórmon
Foto: Sala de Imprensa Mórmon