Luteranos e pentecostais buscam caminho comum para a missão

 
Definir as modalidades de um testemunho cristão comum e adquirir uma melhor compreensão das recíprocas tradições teológicas e espirituais tanto a nível local quanto internacional: foram esses os principais objetivos do segundo encontro anual da Comissão Internacional de Diálogo entre Luteranos e Pentecostais que, significativamente no quinto centenário da Reforma, se realizou dias atrás na Alemanha, em Wittenberg, a cidade de Martinho Lutero.
 
Copresidida por Jean-Daniel Plüss, da missão pentecostal suíça, e pelo Rev. Walter Altmann, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Comissão reúne membros da Federação Luterana Mundial (FLM) e representantes das várias comunidades pentecostais.
 
Estiveram no centro dos trabalhos o tema da identidade cristã, à luz de uma passagem evangélica: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19).
 
Em particular, a reflexão concentrou-se sobre a necessidade de buscar um caminho comum para a missão. O grupo se reunirá novamente em outubro de 2018, na América Latina. Em 2020, na conclusão da fase atual do diálogo, será publicado um documento comum. 
 
Fonte: Rádio Vaticano / L’Osservatore Romano
Foto: Reprodução