Diretor executivo da B´Tselem visita sede do CONIC

 
No dia 10 de outubro, o CONIC recebeu a visita de Hagai El-Ad, diretor executivo da B´Tselem – organização não-governamental israelense que trabalha a questão dos direitos humanos nos territórios israelenses e palestinos. O objetivo foi dialogar sobre o papel da religião no conflito e a importância das lideranças religiosas no processo de paz. 
 
Hagai frisou a necessidade de se olhar às muitas formas de violência que não aparecem na TV, como, por exemplo, em processos burocráticos que acabam por impedir o acesso de minorias étnicas ou religiosas a determinados direitos básicos dos demais cidadãos.
 
Ele também chamou a atenção para algumas situações em que leis são usadas para legitimar a restrição de direitos. “Os palestinos dos territórios ocupados muitas vezes dependem exclusivamente de Israel para aspectos simples da vida cotidiana, como: poder viajar, poder se casar com alguém de Gaza, erguer casas, etc.”, disse.
 
Dualidade
 
O diretor ainda destacou o que chamou de “dualidade do Estado de Israel”. Em sua opinião, Israel, apesar de ser democrático, age por vezes de maneira opressora em relação aos palestinos. 
 
Paz
 
Sobre a paz, ele defendeu que a comunidade internacional precisa atuar de maneira mais proativa, reafirmando a necessidade da garantia de direitos humanos para todos os lados. “Impedir que injustiças continuem é importante para a paz hoje e no futuro”, garantiu.