CONIC sedia reunião sobre Fórum Alternativo Mundial da Água

Nos dias 17, 18 e 19 de março de 2018, em Brasília, no Campus da UnB, será realizado o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) – um evento internacional e democrático que pretende reunir organizações e movimentos sociais do mundo todo em defesa da água como direito elementar à vida. O FAMA acontecerá de forma paralela ao Fórum Mundial da Água. 
 
O CONIC está com a missão de articular parceiros e, com eles, marcar presença no FAMA de modo dar voz às comunidades ecumênicas que tanto se empenham no tema. “Temos bastante trabalho pela frente. Estamos acompanhado as reuniões que ocorreram até o momento no Comitê Nacional de preparação do FAMA e, também, estamos em diálogo com a Rede Ecumênica da Água do Conselho Mundial de Igrejas que participa do FAMA”, explicou a secretária-geral do Conselho, Romi Bencke.
 
Nos dias 11 e 18 de outubro foram realizadas as primeiras reuniões ecumênicas para planejar a presença no FAMA. Dentre as ações pensadas até o momento estão:
 
1- Organizar a mobilização ecumênica para o FAMA já no período do Advento. 
 
2- Nos dias de realização do FAMA, realizar a peregrinação/caminhada ecumênica da água, seguindo o “caminho das águas” mapeados no DF.
 
Participam do processo de preparação da presença ecumênica no FAMA, além do CONIC, a Cáritas, o Fórum de Mudanças Climáticas e as igrejas-membro do Conselho.
 
“Estamos motivando as comunidades locais das nossas igrejas, além dos regionais ecumênicos, a se mobilizarem em defesa da água como direito humano. Sem água não há vida”, concluiu Romi.
 
Tome Nota!
 
O FAMA é um contraponto ao Fórum Mundial da Água, que reúne as grandes corporações do mercado, excluindo a sociedade do debate. Já o Fórum Alternativo tem como objetivo unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de transformar a água em mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água.