Em carta, CONIC felicita dom Pedro Casaldáliga pelos seus 90 anos

 
 
Bispo do povo, poeta e defensor intransigente daqueles que o Estado esqueceu. Assim é dom Pedro Casaldáliga, que nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, completou 90 anos. Para não deixar a data passar em branco, a diretoria do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) encaminhou carta felicitando dom Pedro por todo seu trabalho e grande testemunho de fé.
 
Confira:
 
Querido irmão dom Pedro,
 
Neste ano em que você completa 90 anos bem vividos, nós, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) te saudamos com o versículo bíblico inspirado em Ex 15.1-21, que motiva a Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano: “A mão de Deus nos une e liberta”.
 
Essa mão graciosa de Deus é a que nos ampara, desacomoda e nos empurra em direção das pessoas pobres e excluídas por um sistema que nega a igualdade, a compaixão e a solidariedade.
 
No dia de hoje, como Igrejas de diferentes tradições, agradecemos a Deus pela sua vida. Agradecemos por seu testemunho profético e coerente com o Evangelho. Sua missão é a de encarar com serenidade, fé e coragem os desafios a serem enfrentados, tudo isso para que indígenas, trabalhadores e trabalhadoras sem terra, posseiros e posseiras, pescadores e pescadoras artesanais, quilombolas, trabalhadores e trabalhadoras urbanos possam se organizar para lutar por mais dignidade e pelo direito a existir.
 
Saiba que o seu testemunho ainda incomoda. Ele provoca desconfortos porque, poucas vezes, conseguimos assumir com a mesma coragem e tenacidade tamanho testemunho de fé. 
 
Celebramos teus 90 anos de existência, mas celebramos também tua opção por um Brasil que não conseguiu superar a anti-evangélica história da escravidão, do racismo e da desigualdade econômica.
 
Que a mão de Deus siga te amparando e protegendo. Que a mão de Deus nos una a fim de que, como Igrejas, possamos realmente optar por caminhos que transformem sistemas de opressão e morte em sistemas de libertação, para que a igualdade deixe de ser uma utopia e se torne uma realidade.
 
Feliz aniversário.
 
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
 
Foto: El País / JOAN GUERRERO