fbpx

Representantes de diferentes crenças se unem em vídeo para rezar pela Paz

A Campanha da Fraternidade 2018 traz a discussão sobre a superação da violência, com o lema “Em Cristo somos todos Irmãos”  (Mt 23,8). Em sintonia com a CF 2018, os franciscanos do RS (Província Franciscana São Francisco de Assis), uniram integrantes de várias crenças para que, juntos, recitassem a Oração da Paz (Oração de São Francisco de Assis). O vídeo faz parte de uma campanha para as redes sociais sobre intolerância religiosa.
 
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Secretaria dos Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Justiça, as denúncias de intolerância religiosa aumentam a cada ano. A maior parte das vítimas é praticante de crenças de matriz africana. No primeiro semestre de 2016, último dado disponível, o disque-denúncia do órgão computou 196 chamadas sobre casos de intolerância religiosa, mais que os 179 registrados no mesmo período em 2015.
 
A partir destes dados, a ação - realizada pela equipe de Comunicação, juntamente com as equipes de evangelização (CEFREM-RS) e de Animação Vocacional (S.A.V.), da Província, em parceria com a Mobilização Nacional - teve como objetivo unir integrantes de várias crenças, para que dessa forma, pudesse mostrar que juntos podemos superar qualquer forma de violência, principalmente aquela que tem como causa a intolerância religiosa. No vídeo, há a interpretação da língua de sinais, feita pelo Frei Luís Fernando, que trabalha na Pastoral dos Surdos, em Porto Alegre, para que, de forma inclusiva, todos pudessem receber a mensagem do vídeo. Para assistir, clique aqui ou na imagem abaixo.