fbpx

Nota do CONIC em repúdio ao cerceamento das liberdades civis

 
Se calarem a voz dos profetas, as pedras clamarão.” (Lucas 19:40)
 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) manifesta total repúdio contra os recentes casos de cerceamento da liberdade de expressão ocorridos em universidades públicas e contra lideranças religiosas e defensores(as) dos direitos humanos.
 
Destacamos dois casos. O primeiro foi a ordem dada por uma juíza eleitoral determinando a retirada de uma faixa com os dizeres 'UFF Antifascista'. A faixa estava em um dos prédios da Universidade Federal Fluminense, estado do Rio, e precisou ser removida. Manifestar-se contra o fascismo é comprometer-se com as liberdades civis e com a democracia. Não aceitar totalitarismos é dever de todas as pessoas. O segundo caso foi a notificação recebida pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, pedindo que ele se abstenha de “fazer propaganda de qualquer natureza (direta ou indireta) em benefício de quaisquer dos candidatos em templos religiosos”. Em nota oficial, a Arquidiocese de Olinda e Recife afirma que em nenhum momento dom Limacêdo cita o nome de candidatos. Ainda de acordo com a nota da Arquidiocese, “durante toda sua homilia, dom Limacêdo defende os direitos humanos, o direito à vida e uma vida plena, segura e justa, livre de qualquer injustiça, conforme é ensinado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
Conclamamos que a sociedade brasileira, sobretudo as autoridades constituídas, mantenham o esforço e redobrem o comprometimento com a defesa da democracia e dos direitos fundamentais de todas as pessoas, tal como reza o Artigo 5° da Constituição Federal. 
 
Às lideranças religiosas, exortamos que assumam a sua missão de promover a paz, o diálogo e o amor, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo. 
 
Quando luta e morte exercem seu selvagem domínio ao nosso redor,
então somos chamados para levar o testemunho do amor e da paz de Deus,
não só por palavra e pensamento, mas também pelas nossas ações.
(Carta circular para os pastores da Igreja Confessante - Alemanha, 20 de setembro de 1939)
 
CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil