Notícias

Curso Águas para Vida: a água como um direito humano

 
Tem início nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o curso de formação online para comunidades de fé sediadas no Brasil, Águas para Vida. CONIC, ACT Alliance, Christian Aid e CREAS são os responsáveis pela iniciativa, que vem como resposta às articulações ecumênicas e inter-religiosas do Fórum Alternativo Mundial da Água, em 2018, quando se percebeu a necessidade de uma formação espiritual, teológica, técnica e política a respeito do tema.
 
O curso é voltado, nesse primeiro momento, para membros de comunidades de fé e líderes religiosos/as de nível local. Nele, os participantes serão capacitados a desenvolver ações de incidência que respondam aos desafios das comunidades no acesso à água, de modo que possam fortalecer a atuação pela justiça socioambiental.
 
“Uma das dimensões da proposta ecumênica é a integridade de toda a Criação, expressão máxima da graça de Deus. A água é parte da Criação e, como tal, precisa ser protegida, preservada, assim como todos os demais seres vivos. Não existe possibilidade de vida sem água, portanto, a proteção dos mananciais, rios, geleiras, mares, fontes de água e aquíferos é dever de todo cristão e de toda cristã”, declarou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke.
 
 
No Brasil, mais da metade da população ainda não tem acesso à água potável – apesar do país deter 12% das reservas de água do planeta. A falta de acesso à água de qualidade e ao saneamento básico é uma das formas mais extremas de reprodução da desigualdade. Na América Latina, as mulheres são as mais afetadas, pois, na escassez, são elas as responsáveis por enfrentar o desafio diário de caminhar longas distâncias para levar água às suas casas. Não por acaso, em muitas situações as mulheres se colocam como protagonistas na defesa dos rios e das fontes de água, sobretudo quando estão diante de megaprojetos que ameaçam contaminar ou desviar esse recurso que deveria ser de todos. O estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira” revela que o simples acesso a água e esgoto tiraria, imediatamente, 635 mil de mulheres da pobreza, a maior parte delas negras e jovens.
 
Diante desta situação CONIC, Christian Aid e CREAS, junto a diversas organizações sociais, promovem esta capacitação para fortalecer o papel das organizações baseadas na fé (OBFs) pela justiça socioambiental e pelo acesso comunitário à água.
 
O curso tem um formato online e contempla conteúdos teológicos, políticos e técnicos para o desenvolvimento de estratégias de incidência locais. 95 participantes, em sua maioria mulheres, de diferentes igrejas e comunidades de fé de diversas regiões do Brasil se inscreveram no curso. De 22 de março a 5 de julho de 2019, poderão acessar conteúdos audiovisuais que abordam a questão da falta de aceso a água desde uma perspectiva de fé e justiça.
 
“Com esta formação esperamos fortalecer igrejas e comunidades de fé no sentido de suscitar vozes proféticas que não apenas denunciem desigualdades socioambientais, mas que também se empenhem em garantir, sobretudo às populações mais desfavorecidas, o acesso igualitário, digno e justo aos recursos hídricos”, disse Sheila Tanaka, coordenadora da iniciativa na Christian Aid.
 
“Esta iniciativa coletiva oferece um espaço de formação em rede a partir do qual os participantes poderão analisar situações de injustiça e propor alternativas concretas de mudança. Águas para Vida tem como horizonte lideranças capacitadas e empoderadas que, num esforço conjunto em todo o Brasil e em conexão com outros países da América Latina, poderão contribuir para o pleno exercício de direitos por parte das comunidades que mais sofrem com a pobreza e, por conseguinte, são as mais afetadas pelas desigualdades”, enfatizou Horacio Mesones, diretor executivo do CREAS.
 
“No batismo, nos convertemos em filhos e filhas de Deus. A água é um elemento simbólico que concretiza essa filiação. Nesse sentido, a integralidade da nossa vinculação com o Sagrado se dá pela Criação. Nossa esperança é um novo céu e uma nova terra, em que não haverá fome, nem sede e em que Deus nos guiará para fontes de água viva. A salvação é para toda a Criação. A partir do momento em que poluímos as águas com agrotóxicos, matamos os rios, não nos preocupamos com a mineração, destruidora do meio ambiente, privatizamos a água estamos atacando a amorosidade de Deus", concluiu a pastora Romi Bencke.
 
Para saber mais, clique aqui.
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?