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Terminou neste sábado (27 de janeiro) o 14º Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Ao final do encontro foi divulgada uma carta sobre as vivências, debates e trocas de experiências dos participantes durante os cinco dias.
 
Durante o encontro estiveram reunidos em Londrina, no Paraná, cerca de três mil pessoas entre leigos, padres, religiosos e bispos. A Arquidiocese de Vitória foi representada por 10 delegados que retornaram do encontro com novas experiências a serem compartilhadas com as comunidades. 
 
A cidade de Rondonópolis assume o compromisso de sediar o 15º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em 2022. A informação foi divulgada pelo bispo da diocese de Rondonópolis-Guirantinga (MT) Dom Juventino Kestering, de 71 anos.
 
Leia a carta:
 
 
 
Fonte: Arquidiocese de Vitória

 
 
O Observatório Político da América Latina e do Caribe (OPALC), ligado ao renomado Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), fez um balanço pessimista sobre as chances de o Brasil superar seus problemas políticos e apontou que o Congresso é o grande obstáculo para que o país realize mudanças profundas no seu sistema.
 
O capítulo do relatório dedicado ao Brasil afirma que o país "entrou em 2017 em um período de estabilização mas também de estagnação econômica" e é "bastante improvável que o próximo presidente conte com influência política junto ao Congresso" para "tirar o país da inércia".
 
"Uma visão intuitiva e ingênua sugeriria que a pressão ligada à multiplicação de escândalos poderia levar os atores políticos a trabalhar em conjunto em uma reforma política de grande escala. Uma análise mais detalhada dos fatos mostra que não é assim", diz o texto.
 
"As elites no poder conseguem resistir à mudança e geram uma força de inércia que retarda ou bloqueia qualquer projeto destinado a transformar o cenário, as regras e as práticas políticas."
 
O documento detalha como o Congresso é capaz de derrubar ou preservar um presidente, conforme as vantagens políticas que pode obter, sempre em nome da preservação dos privilégios de seus membros.
 
"Michel Temer não sofreu a mesma iniciativa de demolição política que a experimentada por Dilma Rousseff em 2016. Podemos ver aqui o papel decisivo desempenhado pelo Congresso na manutenção dos equilíbrios políticos", afirma o relatório.
 
"Mas os congressistas não só têm o poder de derrotar um presidente ou de preservar um. Eles também são os cérebros do sistema político, prevenindo há várias décadas qualquer iniciativa de reforma política que possa pôr em perigo os seus próprios interesses e prejudicar a sua vida política. Como o próprio Michel Temer afirmou em 2015, quando ainda era vice-presidente da República, 'o Congresso é o senhor absoluto da reforma política'."
 
Lava Jato não é suficiente
 
O capítulo brasileiro no relatório foi elaborado por Frédéric Louault, vice-presidente do OPALC e professor da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. No texto, Louault aponta que, apesar dos avanços, a operação Lava Jato não é suficiente para pressionar o Congresso e forcar mudanças, e que iniciativas mais amplas nos campos eleitoral e constitucional são necessárias.
 
"É improvável que a onda de choque causada pela operação Lava Jato signifique no curto prazo uma alternância do quadro político e das práticas. Mesmo que uma limpeza do sistema pareça inevitável, as elites políticas brasileiras já demonstraram no passado a sua capacidade de resistir a mudanças, de recuperação ou mesmo de regeneração", diz o relatório.
 
O relatório segue o raciocínio afirmando que iniciativas como a lei anticorrupção de 2013 e a repressão contra crimes de corrupção "não são suficientes" para "quebrar os hábitos políticos que se perpetuam há séculos". "O impacto das ações policiais e judiciárias não pode ser sustentável sem uma reforma profunda do sistema político."
 
O texto ainda aponta que "o Brasil é, portanto, vítima de seu Congresso e prisioneiro de seu sistema eleitoral, estabelecido pela Constituição de 1988". Ainda segundo o OPALC, o complicado sistema de eleições proporcionais estabelece "um presidencialismo de coalizão baseado na individualização do comportamento político, fragmentação e instabilidade de alianças".
 
"Incapaz de confiar uma maioria estável no Congresso, o presidente da República torna-se 'refém' de uma base aliada heterogênea e deve fazer largas concessões para governar."
 
Repensar a Constituição
 
Segundo o OPALC, foram realizadas algumas iniciativas para reformar o sistema eleitoral, como a criação de um fundo de campanhas e o estabelecimento de um teto de gastos em campanhas. Só que qualquer iniciativa de reforma apenas focada no aspecto eleitoral não é suficiente. Também é preciso repensar aspectos mais amplos, especialmente a Constituição.
 
"O tema da reforma política, que está no cerne da agenda legislativa a cada grande crise do sistema representativo (Collorgate em 1992, Mensalão em 2005, Lava Jato em 2015) produziu até agora apenas alguns efeitos concretos sobre as condutas políticas", afirma o relatório.
 
"Como o cientista político Sérgio Abranches apontou em 2005, é improvável que uma reforma política eleitoral tenha um impacto significativo e sustentável se ela não ocorrer paralelamente a uma reflexão mais profunda sobre a reforma constitucional."
 
Por fim, o relatório prevê com pessimismo que o próximo ocupante do Planalto não deve conseguir romper o ciclo de estagnação junto a um Congresso avesso a mudanças e que só tem em mente os seus próprios interesses.
 
"Enquanto o Brasil celebra em 2018 o trigésimo aniversário da Constituição de 1988, os debates sobre a reformulação desta Carta não estão na agenda", dizem os estudiosos franceses. "Dado o contexto atual – marcado por uma crescente polarização política, a fragilidade do sistema partidário e a prioridade dada às políticas de estabilização macroeconômica – é pouco provável que o próximo presidente da República tenha influência junto ao Congresso para romper com a inércia política e tomar uma iniciativa nesse campo."
 
Fonte: Deutsche Welle
Foto: Reprodução

 
Nosso país é majoritariamente cristão: os dados mais recentes do IBGE sobre declaração espontânea de confissão religiosa mostram que 64,6% dos brasileiros são católicos e 22,2% são protestantes. Ou seja, 86,8% das pessoas passam, em algum momento, pelo batizado (embora haja bastante diferença entre os ritos católicos e protestantes).
 
Mas há uma parcela que segue outras religiões ou doutrinas – 5,2% da população, já que 8% declararam não ter religião –, e para essas famílias a iniciação religiosa é completamente diferente.
 
Saiba, a seguir, como são as tradições (ou a ausência delas) nas religiões ou doutrinas mais significativas do Brasil.
 
Budismo
 
De modo geral, é na fase adulta que os budistas passam pela iniciação formal, chamada de “ordenação leiga”. É preciso cerca de um ano de preparação até a cerimônia, em que um mestre ou superior de templo dá à pessoa, que se veste de preto, um novo nome e sua ordem na linhagem de Buda. Amigos e familiares podem acompanhar o ritual.
 
Candomblé
 
Os membros do candomblé devem louvar seu orixá e isso só é possível depois da iniciação. No sétimo dia de vida para meninas, oitavo dia de vida para gêmeos ou nono dia de vida para meninos, é realizada a Ikomojádê, cerimônia em que o bebê recebe um nome religioso africano e em que o pai-de-santo é consultado para indicar qual é o orixá dessa criança. Uma mulher joga água por todos os lados enquanto reza em voz alta e é escolhido um casal de padrinhos para o bebê.
 
Catolicismo
 
A iniciação religiosa católica é o batismo, realizado no primeiro ano de vida do bebê. Nele, um padre unge o peito do bebê com óleo, faz o sinal da cruz sobre ele e, por fim, derrama água benta em sua cabeça. Há igrejas em que é feito o mergulho do bebê na pia batismal. O batismo é confirmado na primeira comunhão (por volta dos nove anos de idade) e na crisma (a partir dos 14 anos).
 
Espiritismo
 
A doutrina espírita não segue rituais e não adota o batismo. Segundo o Instituto Chico Xavier, a justiça divina para aqueles que foram caridosos e seguiram a vontade de Deus não está condicionada ao fato de eles terem sido ou não batizados.
 
Islamismo
 
A primeira coisa que um bebê muçulmano deve ouvir é a palavra de Deus. Por isso, logo após o nascimento, o pai fala ao ouvido do pequeno o azan – o pronunciamento dos fundamentos da religião. Quando o bebê completa uma semana de vida, seus cabelos são raspados e seu peso em prata é doado pelos pais a uma família menos favorecida. Nesta cerimônia é escolhido ou revelado o nome da criança. Logo depois é feito o akika, um banquete com carne de carneiro como prato principal.
 
Judaísmo
 
A menina judia recém-nascida recebe seu nome na sinagoga, perante a Torá (cinco livros que contêm o texto central do judaísmo); já o menino recebe seu nome durante a circuncisão, realizada na presença de dez homens. A iniciação religiosa, porém, vem só na adolescência, aos 12 anos para as meninas (no bat-mitzvá) e aos 13 anos para os meninos (no bar-mitzvá). Eles leem trechos da Torá e recitam orações em hebraico. Depois, é comum haver uma grande festa para familiares e amigos.
 
Protestantismo
 
A maior parte das igrejas evangélicas – batistas, adventistas, pentecostais, neopentecostais, etc. – seguem a mesma linha de iniciação religiosa: o batismo, realizado por volta dos 10 anos de idade ou já na vida adulta. O ideal é que cada um passe pelo ritual apenas quando manifestar vontade de fazê-lo, sem ser forçado. Na cerimônia, a pessoa é totalmente imersa na água, assim como Jesus Cristo foi batizado por João Batista no rio Jordão. O pastor faz algumas perguntas, que são respondidas pelo fiel, e orações são feitas pelos familiares e amigos presentes para abençoar o momento. Os protestantes históricos, presbiterianos, luteranos, anglicanos, tal como os católicos, batizam os bebês.
 
Testemunha de Jeová
 
Os testemunhas de Jeová estudam por bastante tempo até poderem ser batizados, normalmente já adolescentes ou adultos. Passa-se por um período de troca de conhecimentos, disseminação da palavra da religião e orientação até poder falar com o coordenador do corpo de anciãos da congregação sobre o desejo de ser batizado. Outros anciãos farão perguntas sobre os ensinos bíblicos e, se concordarem que a pessoa está habilitada, permitirão o batismo. Na cerimônia, a pessoa é totalmente mergulhada na água.
 
Umbanda
 
O pai-de-santo ou a mãe-de-santo do terreiro frequentado pela família celebra o batizado. Na cerimônia, o bebê recebe seu nome e é abençoado com óleo, sal e água corrente (de fonte ou de cachoeira). Todos devem se vestir de branco e o clima é de seriedade e respeito aos Babalorixás e Ialorixás.
 
Mórmons
 
Os mórmons batizam suas crianças a partir dos oito anos de idade. Uma de suas doutrinas ensina: "E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade." Deste modo, eles argumentam que as crianças pequenas não são batizadas antes dessa idade porque não são capazes de pecar.
 
CONIC com informações de Bebe.com.br
Imagem: Reprodução

 
 
A cruz salvadorenha (imagem acima) criada para a Comemoração Conjunta Católico-Luterana da Reforma em Lund, 2016, foi colocada na capela do Centro Ecumênico em Genebra, na Suíça, em um culto de dedicação no dia 18 de janeiro de 2018. A cruz, símbolo deste importante marco nas relações ecumênicas, estará acessível aos visitantes e peregrinos em um lugar significativo para o movimento ecumênico.
 
A cruz é rica em símbolos e mostra uma fonte batismal, os ramos da videira verdadeira e Jesus convidando pessoas de todas as nações a compartilhar o pão e o vinho.
 
Reconciliação como chamado bíblico
 
A cruz expressa visualmente que estamos a caminho a partir do batismo, que já é comum a ambos, rumo à eucaristia que desejamos celebrar juntos e em direção da qual devemos dar mais passos, afirmou o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Ele pregou juntamente com a Rev. Dra. Kaisamari Hintikka, Secretária-Geral Adjunta para Relações Ecumênicas na Federação Luterana do Mundo (FLM), baseando-se em 2 Coríntios 5.14-20.
 
Em suas mensagens, ambos enfatizaram a reconciliação como um chamado bíblico. Quando recebemos o dom da reconciliação de Deus, também somos chamados e obrigados a proclamar a reconciliação de Deus e a trabalhar para a reconciliação, com a autorização do próprio Jesus Cristo, disse o Cardeal Koch.
 
Quanto mais temos avançado juntos na jornada e, durante o aniversário, na oração e em planos muito concretos, mais nos conscientizamos que tudo isso é de Deus , disse a Revda. Hintikka, chamando os 50 anos do diálogo luterano-católico de uma jornada profundamente espiritual que atingiu o seu ponto alto na Comemoração Conjunta em Lund, na Suécia.
 
Nós aprofundamos o nosso compromisso mútuo de continuar juntos em oração e testemunho conjunto. Hoje podemos observar esta jornada com gratidão. O Espírito Santo nos moveu mais perto um do outro, e Cristo continua a nos chamar para seguirmos em frente, juntos. - Rev Dr. Kaisamari Hintikka, Secretária Geral Adjunta para Relações Ecumênicas da FLM.
 
Nós aprofundamos nosso compromisso mútuo de continuar juntos em oração e testemunho conjunto. Hoje podemos observar esta jornada com gratidão. O Espírito Santo nos moveu mais perto um do outro, e Cristo continua a nos chamar para seguir em frente, juntos , acrescentou.
 
Um sinal de esperança de um país sofredor
 
Em 31 de outubro de 2016, o Presidente da FLM Bispo Dr. Munib A. Younan, e o Secretário Geral Rev. Dr. Martin Junge, juntamente com o Papa Francisco, lideraram o culto para comemorar o 500º Aniversário da Reforma, na Catedral de Lund, Suécia. Este foi um marco importante na história das relações luteranas-católicas e no movimento ecumênico.
 
A cruz de Lund foi pintada pelo artista luterano Christian Chavarría Ayala, de El Salvador, no típico estilo colorido de seu país. As pessoas criam cruzes a partir de suas próprias experiências, disse o artista, que como criança vivenciou a guerra civil salvadorenha e cresceu em um campo de refugiados em Honduras.
 
Esta cruz vem de um país muito pobre, onde o sofrimento, a guerra de gangues e a morte reinam, mas ainda há esperança e inspiração em Deus. Com as cores mostramos o amor de Deus pelo mundo .
 
Em El Salvador, a cruz sempre foi um sinal de esperança em nossas lutas, um sinal de fé em nosso desespero, um sinal de amor em nosso sofrimento, um sinal de vida em meio à morte, acrescenta Chavarría. A cruz de madeira é de dois metros de altura, a maior que o artista criou até agora.
 
Dom da comunhão
 
Que [esta cruz] seja um sinal de esperança que compartilhamos à medida que deixamos o nosso conflito e nos voltamos para o nosso futuro comum, afirmou o Rev. Dr. Martin Junge, Secretário Geral da Federação Luterana Mundial (FLM), na oração de dedicação.
 
A cruz foi recebida pelo Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em nome do CMI. Nós recebemos essa cruz como um presente de comunhão, disse ele. Que o passo histórico que ela simboliza nos lembre que a cruz de Cristo transforma nosso conflito em comunhão.
 
Fonte: IECLB
Foto: Reprodução

 
O Papa Francisco enviou nesta terça-feira, 23, uma mensagem ao 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), por meio do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. O evento que acontece em Londrina até este sábado, 27, reúne aproximadamente sete mil pessoas em atividades, palestras, miniplenárias, trabalhos de grupo e reflexões sobre o tema “CEBs e os desafios do Mundo Urbano”.
 
Com palavras de estímulo e benção, o Pontífice transmitiu aos participantes seu desejo de contribuir para que a CEBs traga ao mundo um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo que renove a Igreja. Sobre o lema — “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7)” —, Francisco afirmou que Deus nunca é indiferente ao sofrimento do seu povo, pois enviou Moisés, e mais tarde seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para libertar o ser humano da escravidão do pecado e da morte.
 
“Essa ação redentora, que celebramos com fé na liturgia, deve depois se manifestar numa vida pessoal onde brilhe a luz do Evangelho, isto é, numa existência inspirada no amor e na solidariedade, que é a linguagem do amor”, suscitou o Santo Padre por meio da mensagem. O Papa prosseguiu invocando a Deus dons e luzes a todas os participantes do 14º Intereclesial, para que possam ser, na sociedade, um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana, sempre em comunhão com a realidade paroquial e com as diretrizes da Igreja.
 
Sobre a “cultura de descarte” — que leva pessoas a viverem numa exclusão que fere a pertença à sociedade — o Pontífice pediu aos fiéis que ouçam o clamor dos pobres e famintos de justiça e de pão, e que possam ir ao encontro deles. Por fim, o Cardeal Parolim transmitiu a Benção Apostólica do Papa Francisco a todos os participantes, e às suas famílias, comunidade de base, paróquias e dioceses.
 
Por Canção Nova, com Comunicação do 14º Intereclesial

 
A Frente Brasil Popular (FBP) divulgou na tarde de hoje (24) nota em que reafirma a continuação da luta, nas ruas, por eleições democráticas e em defesa dos direitos do povo brasileiro. A divulgação foi feita minutos após a confirmação da condenação, sem provas, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por unanimidade, os três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, confirmaram parcialmente a sentença do juiz Sérgio Moro, elevando a pena de prisão para 12 anos.
 
- Clique aqui para ler a nota que o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) publicou
 
A FBP lembrou a maratona de atos em defesa de Lula realizados no Brasil e em várias partes do mundo, com panfletagens, aulas públicas, vigílias, marchas, trancamentos de estradas e ocupações, que buscaram levar à sociedade o debate sobre o significado e consequências do julgamento da apelação do ex-presidente pelos desembargadores do TRF-4 e suas relações com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, sem crime de responsabilidade e os ataques aos direitos da população brasileira.
 
E reafirmou que a não começou e nem se encerra hoje. "A luta pela democracia continuará nos tribunais, nas ruas e nas redes, assim como a luta em defesa da previdência pública e do nosso direito à aposentadoria que está ameaçado de destruição por uma reforma em discussão no Congresso. A Frente Brasil Popular se soma às centrais sindicais no grito de que se botar para votar o Brasil vai parar!"
 
Jornada do povo
 
Em nota divulgada pela presidência nacional do PT, a legenda classificou o dia de hoje como “o início de mais uma jornada do povo brasileiro em defesa da democracia e do direito inalienável de votar em Lula para presidente da República.”
 
Assinada pela presidenta do partido, senadora Gleisi Hoffmann, o comunicado do partido criticou a decisão do TRF-4 de manter a condenação de Lula e de aumentar a pena de nove anos e meio para 12 anos e um mês.
 
“O resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos tres desembargadores, configura uma farsa judicial. Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral. São os mesmos setores que promoveram o golpe do impeachment em 2016, e desde então veem dilapidando o patrimônio nacional, entregando nossas riquezas e abrindo mão da soberania nacional, retirando direitos dos trabalhadores e destruindo os programas sociais que beneficiam o povo”, afirmou Gleisi, em nota.
 
Para o partido, as investidas do Judiciário contra a candidatura de Lula esbarram “na força política” do ex-presidente. “ Esbarra na consciência democrática da grande maioria da sociedade, que não aceita uma condenação sem crime e sem provas, não aceita a manipulação da justiça com fins de perseguição política”.
 
O PT convoca a militância às ruas e reafirmou que não aceitará "passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas. Vamos lutar em defesa da democracia em todas as instâncias, na Justiça e, principalmente, nas ruas. Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária e registrá-la em 15 de agosto”.
 
Eleições limpas
 
O presidente da CUT, Vagner Freitas, também reafirmou a necessidade de continuidade da luta. "Embora estejam empenhados em destruir os direitos dos trabalhadores e de seus representantes, eles ainda não conseguiram acabar com a aposentadoria dos brasileiros. Em 2017, conseguimos barrar a aprovação da reforma da Previdência com a maior greve da história, em 28 de abril. E, vamos parar o Brasil novamente no dia  19 de fevereiro se eles insistirem em colocar em votação a reforma da Previdência", disse. 
 
Em nota da central, Freitas destaca que "o povo tem o direito de votar em Lula e não vai desistir disso, independentemente da decisão dos juízes de Porto Alegre. E esse foi o recado que se ouviu nas ruas de todo o país desde as primeiras horas da manhã". Clique aqui para ler a íntegra da nota da CUT.
 
Confira a íntegra da nota da Frente Brasil Popular:
 
Durante toda essa semana, em todo o Brasil e em várias partes do mundo, fomos centenas de milhares de pessoas mobilizadas em panfletagens, aulas públicas, vigílias, marchas, atos, paralisações de estradas e ocupações buscando dialogar e alertar a sociedade para a farsa, travestida de julgamento, que se armava em Porto Alegre e sobre o seu significado: a continuidade do golpe iniciado em 2016.
 
Hoje, o país acordou se perguntando sobre as provas do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E, mesmo sem elas, os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiram seguir divorciados da justiça e da verdade, mantendo uma condenação injusta.
 
O resultado não surpreendeu ninguém. Setores do judiciário, que deveriam ter a defesa da justiça como bastião, apoiaram o ataque ao Estado Democrático de Direito e agora, num julgamento político, protagonizam mais um ato desse golpe na democracia brasileira.
 
Em tempo recorde, os juízes leram todos os documentos, depoimentos das 73 testemunhas e não apresentaram nenhuma prova. Nada. O principal argumento, sabemos bem, para condenar Lula é que ele lidera todas as pesquisas eleitorais para a próxima eleição. Querem derrotar Lula no tapetão.
 
Retirar do povo brasileiro o direito de escolher seu candidato a presidente em eleições livres e impedir sua participação na definição dos rumos do país são condições para impor o programa de retirada de direitos dos trabalhadores, destruição do Estado social, entrega dos nossos recursos naturais e submissão ao imperialismo dos Estados Unidos.
 
A mídia burguesa, em especial a Rede Globo, atua como instrumento de luta ideológica para manipular a sociedade e constranger aqueles que não se alinham aos seus interesses políticos.
 
Embora não haja provas contra Lula, sobram “matérias” de jornais e “comentários” em programas de TV para apresentar provas, que não passam de mentiras das  empresas de comunicações, que sustentam o programa de destruição nacional que assola o País.
 
Não é apenas o direito de Lula ser candidato que está em jogo. É o rumo da nossa justiça e democracia. Vivemos sob um Estado de exceção no qual um governante ilegítimo, alçado ao cargo por um parlamento golpista, se soma a um judiciário que faz política e não faz justiça.
 
As forças que passaram a governar o Brasil após o golpe que afastou a primeira mulher eleita presidente, Dilma Rousseff, continuam excluindo o povo brasileiro das decisões sobre os rumos do país. Têm medo da urna, do voto. Eles temem a vontade popular e por isso tentam impedir Lula de ser candidato.
 
Setores que sugam a Nação e em um ano, tiram recursos da educação, ciência e tecnologia, saúde e serviço social. Atacaram a Constituição Federal de 1988, a CLT com a reforma trabalhista, tiram direitos todos os dias. O próximo passo é o ataque à aposentadoria.
 
Nossa luta não começou nem se encerra hoje. A luta pela democracia continuará nos tribunais, nas ruas e nas redes, assim como a luta em defesa da previdência pública e do nosso direito à aposentadoria que está ameaçado de destruição por uma reforma em discussão no Congresso. A Frente Brasil Popular se soma às centrais sindicais no grito de que se botar para votar o Brasil vai parar!
 
Mas nosso desafio é ainda maior é o de construir as saídas para a crise política e econômica que assola nosso País que atendam o interesse da maioria do nosso povo. Por isso, a Frente Brasil Popular conclama todos e todas que querem tornar o Brasil uma Nação forte, desenvolvida, independente com emprego e justiça social, ao engajamento na construção do Congresso do Povo Brasileiro, para debater o futuro do país e organizar nossas lutas.
 
Continuaremos denunciando que eleição sem Lula é fraude, é o aprofundamento do golpe. Continuaremos denunciando e combatendo os ataques aos direitos conquistados pelo povo e ao patrimônio da nação. Só a unidade e a mobilização popular podem dar fim a essa crise e plantar as sementes de um futuro de prosperidade e vida digna para o povo brasileiro.
 
Frente Brasil Popular
 
Fonte: Rede Brasil Atual
Foto: Reprodução

 
Com o tema “CEBs e os desafios no mundo urbano” e o lema “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7), o 14º Intereclesial das CEBs está sendo sediado em Londrina (PR), entre 23 e 27 de janeiro. Delegados de todas as regiões do Brasil, de países da América e de outros lugares estão celebrando a diversidade e a beleza de viver o Evangelho de Jesus de Nazaré. Um objetivo que se apresenta é o de expressar a comunhão entre os fiéis e seus pastores. O CONIC está representado pela secretária-geral Romi Bencke.
 
Segundo o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, anfitrião do encontro, a temática do evento, que trata a questão da realidade urbana, é necessária e urgente e, por isso, atraiu um grande número de participantes. “Hoje já temos um percentual de mais de 80% dos brasileiros vivendo em cidades, os que nelas não habitam vivem a cultura urbana de qualquer jeito, seja através da televisão, do rádio, da internet, e isso está tomando conta do nosso país”, afirma.
 
O bispo de Tocantinópolis (TO) e referencial das CEBs, dom Giovane Pereira de Melo afirma que este é um grande encontro celebrativo. Para ele, o evento é uma grande assembleia do povo de Deus que vive nas Comunidades Eclesiais de Base e que se encontra periodicamente para celebrar a caminhada, as conquistas, a luta e o testemunho de ser presença profética nas pequenas comunidades: “É um voltar da Igreja através das Comunidades Eclesiais de Base sobre toda a realidade, os desafios de evangelizar e ser presença profética no mundo urbano”.
 
Metodologia
 
Após dois anos e meio de preparação e reflexões em torno da temática do encontro, chega o momento de aprofundar o conteúdo a partir de 13 miniplenárias para debater os desafios do mundo urbano. 
 
E quais são os 13 temas que desafiam a atuação das comunidades eclesiais de base no contexto urbano?
 
A ampliada, equipe que coordena o 14º Intereclesial de CEBs, selecionou 13 temas específicos e complementares para, na metodologia que estão propondo, ajudar a refletir os desafios do mundo urbano. Cada tema, a ser aprofundado em uma Mini-será assessorado por dois assessores que se desdobrarão na tarefa de aprofundar a realidade e analisa-la à luz do evangelho e do magistério da Igreja.
 
Descubra quais são os temas desafiadores e o caminho de reflexão que será feito em torno de cada um.
 
O Acesso e Condições de Moradia – Quais os desafios da moradia no mundo urbano com as assessoras da missionária Cecilia de Moraes Angileli e da arquiteta Mercedes Lopes. Elas vão abordar a situação do déficit habitacional e a ocupação no espaço territorial das cidades e em que isto implica na vida cotidiana, no que diz respeito ao acesso, ou seja, os desafios para as pessoas nas sobre as condições de moradia.
 
Os Desafios da Mobilidade/ transporte e locomoção – Vamos ter um tema sobre o transporte, um dos grandes desafios não só das grandes metrópoles, mas também das pequenas cidades. A discussão não será só sobre a mobilidade dos veículos, mas temos que compreender que têm os seres humanos, animais, meios de transporte alternativos, ou seja, como todos se movem dentro das cidades. Qual transtorno ocorrerá nas cidades se não disciplinarmos a mobilidade. Contribuirão com este tema os assessores: o doutor e teólogo Cláudio de Oliveira Ribeiro e Frei Ildo Perondi.
 
Os Desafios da Formação e Educação – As comunidades, às vezes, pelo lugar que moram e pelas condições financeiras de que dispõem enfrentam desafios para acessar a formação não escolar oficial e a própria educação escolar. Neste tema, assessoram o encontro a professora Sandra Garcia da Universidade de Londrina e o Frei Betto, escritor e assessor de movimentos sociais.
 
Desafios de Acesso à participação da Cultura e Lazer – Como as comunidades produzem e acessam a cultura e lazer? Se elas acessam, como o fazem e se não acessam, ou em condições precárias e o porquê destas condições. Os militantes do “Movimento dos Artistas de Rua de Londrina” e o assessor e teólogo beneditino Marcelo Barros ajudarão a refletir sobre o tema.
 
Democratização e participação na política partidária – Hoje temos um grande desgaste sobre o mundo da política, do ser político e isto pode afetar a própria democracia, portanto hoje se faz necessário que as comunidades impunham esta bandeira da democracia. Nós teremos como assessores neste tema o sociólogo Ivo do Amaral Lesbaupin e o doutor Celso Pinto Carias.
 
As Mudanças no mundo do trabalho e os impactos na vida das comunidades – Como as comunidades são impactadas com estas mudanças no mundo do trabalho. Em que condições hoje, com as mudanças das leis, as pessoas acessam o trabalho. Qual o impacto e que poder têm as comunidades também de intervir nestes processos de orientação do mundo do trabalho. O doutor em sociologia André Langer e dom Reginaldo Andrietta, único bispo assessor, apresentarão estes desafios.
 
Desafios da Juventude – Apesar da juventude sofrer todos os impactos das outras políticas públicas, ela entrou como tema especifico em função da juventude ter bandeiras específicas, então é importante que as CEBs também reflitam os desafios, inclusive para atingir, assediar, incorporar a própria juventude e integrá-la dentro desta mística e espiritualidade das CEBs. A graduanda em ciências sociais Rúbia Nascimento e o irmão Joilson de Souza Toledo vão nos assessorar neste tema.
 
Mídia, Novas Tecnologias e Direito à Comunicação – Como as mudanças na comunicação e de forma acelerada impactam e como as comunidades acessam ou não acessam estes instrumentos e em que condições isto acontece? Estes instrumentos até que ponto favorecem ou não, implicam em quê no cotidiano das nossas comunidades. Os assessores são o padre Edson Thomassin e a doutora em teologia Maria Joaquina Fernandes.
 
Movimentos e organizações sociais e populares – Na década de 80 as comunidades participavam em peso das organizações e movimentos populares e, hoje, onde elas moram, o tempo que se gasta na mobilidade ainda possibilita que as pessoas participem e militem nas organizações sociais, de categorias e do seu mundo sindical? Ou as pessoas estão tão cansadas que não encontram entusiasmo para participar dos movimentos populares? Esta análise será feita pelo mestre em ciência política Daniel Seidel e Francisco de Aquino Júnior, professor de teologia .
 
Ecologia e cuidado ambiental – As cidades e os municípios têm outras vidas e por isso temos que valorizar não só a vida animal, os rios, por exemplo, são vidas. Como nós tratamos os rios no nosso perímetro urbano ou como os rios impactam no urbano já que não são só dentro do perímetro urbano, então toda a vida ambiental tem que ser refletida. As cidades têm que ter um ambiente bom e, por isso, acontecerão, também, discussões sobre a poluição sonora, do ar, visual, que impactam o dia a dia e das cidades. Para refletir sobre o assunto foram convidados o filósofo Roberto Malvezzi e o professor Jelson Oliveira.
 
Pluralismo: ecumenismo e diálogo inter-religioso – A diversidade das expressões religiosas é um valor importantíssimo. Todo mundo participa e se observarmos todas as noites tem um fluxo enorme de pessoas indo e vindo na participação efetiva da vida religiosa. Porém nem sempre esta diversidade permite discutir e vencer temas em conjunto, então também é um desafio desta diversidade, desafio para buscar articulações e defesas de direitos. A pastora Romi Márcia Bencke e o doutor em teologia Faustino Teixeira vão estimular as reflexões.
 
Direito à Saúde e Saneamento – Este tema foi inspirado na campanha da fraternidade. Vamos encontrar cidades imensas, onde menos de oito por cento têm saneamento e tratamento de esgoto. Cidades como Ananindeua com cerca de 400 mil habitantes sem um litro de esgoto tratado. É um grande desafio para as cidades e consequentemente para a saúde. Neste tema teremos o apoio da ministra da palavra Leila Regina da Silva e da economista Elóia Duarte Rodrigues.
 
Violência e Segurança – Um dos problemas de todas as categorias e classes, todos estão preocupados com a segurança. Neste tema contaremos com a mestre em serviço social Márcia Lopes e o padre Vilson Groh, que tem um acúmulo fantástico na periferia de Florianópolis, portanto a questão da violência que impacta nas comunidades e cidades ao ponto de algumas comunidades serem inviabilizadas de organização, rezas e estudos em função da violência.
 
Acompanhe novidades sobre este encontro neste link: http://www.cebsdobrasil.com.br
 
Com informações da CNBB / CEBs do Brasil
Foto: CEBs do Brasil

 
 
A evangelização é um crime — tão grave quanto exploração sexual, venda de órgãos, turismo pornográfico e mendicância forçada, todos passíveis de sete a 12 anos de prisão na Bolívia, segundo o novo Código Penal do país.
 
Essa é, ao menos, a interpretação que grupos católicos e evangélicos vêm dando ao artigo 88 do texto, que inclui no pacote de crimes que tratam do tráfico de pessoas o "recrutamento para a participação em conflitos armados ou organizações religiosas ou cultos".
 
A relação entre o presidente Evo Morales e denominações cristãs, que nunca foi das melhores, degringolou com a aprovação, em setembro, de uma lei que legaliza o aborto antes de oito semanas de gestação e quando a mãe é estudante ou tem dependentes.
 
O caldo entornou de vez com o novo código, que entupiu ruas bolivianas com protestos de religiosos. O pastor paulista Antonio de Novais Santos participou de um deles na quarta-feira (17), na cidade de Cochabamba. Ele mantém por lá sua Iglesia La Vid (Igreja A Videira). "A lei coloca a evangelização, fazer proselitismo, que é o que nós fazemos com o intuito de melhorar a vida da pessoa, no mesmo patamar de escravizar e traficar pessoas. Como pode?", exclama.
 
Outro cisma: "Evo opta por ritos, feiticeiros incas em vez de chamar padres, pastores, de usar a Bíblia, para cerimônias oficiais", diz o pastor. Em 2016, o presidente irritou líderes cristãos ao participar de um ritual indígena aimará para invocar chuvas no combate à pior seca do país em 25 anos.
 
Para Santos, não é o único indício de que o presidente busca conflito com a cristandade. Em 2010, o Legislativo aprovou uma lei que respaldava um currículo escolar regionalizado, podendo incorporar "componentes de espiritualidade e cosmovisão indígena", como definiu à época o ministro da Educação.
 
No Censo de 2012, 58% se declaravam não indígenas, embora Morales diga que são bem menos — muitos temeriam o racismo e prefeririam esconder as raízes.
 
Boko Haram
 
Com os ânimos acirrados pela legislação penal sancionada em dezembro, inicia-se novo round entre governo e religiosos. Políticos alinhados a Morales apontam uma "guerra de mentiras" nas redes sociais. O artigo 88 serve, segundo o presidente do Senado, José Alberto Gonzales, de vacina contra um correlato latino ao Boko Haram, grupo fundamentalista da Nigéria.
 
Porta-voz do MAS, partido governista, David Ramos Mamani acusa a "oposição de direita", servil a "interesses internacionais do imperialismo", de inventar "uma perseguição a igrejas". O que de fato se mira, afirma, são "o sequestro de fiéis ou conversões forçadas, e isso não é novo, já estava em leis anteriores".
 
Papo furado, diz à reportagem Carlos Alarcón, advogado constitucionalista e ex-vice-ministro de Carlos Mesa (2003-05), que precedeu a atual Presidência. "É provável que a intenção real seja aniquilar todos os direitos e liberdades que impedem [Evo] de ter o controle total da sociedade boliviana, como as liberdades do pensamento, a consciência, a religião e a expressão."
 
Para Iván Lima, ex-ministro do Tribunal Supremo de Justiça boliviano, as igrejas sabem, no fundo, que o código não ameaça a evangelização. "Nossa Constituição protege amplamente a liberdade religiosa. O artigo 88 não pode ser lido isoladamente", diz.
 
"O que esses religiosos realmente querem, ao pleitearem a revogação de todo o Código Penal, é não permitir o abrandamento da legislação sobre o aborto", afirma.
 
O Brasil entrou na peleja via bancada evangélica da Câmara. Seu presidente, o deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR), enviou ofícios à embaixada da Bolívia e ao Itamaraty questionando o código "que vem consternando a população cristã não só do país, mas de todo o hemisfério".
 
O embaixador do país no Brasil, José Kinn Franco, lamentou, em resposta a Takayama, a ação daqueles que "usam a mentira como arma" e destacou que a maioria dos militantes do governista MAS "professa uma religião".
 
Igreja versus Evo
 
O arsenal de ilações, segundo o deputado Mamani, vem da "hierarquia eclesiástica boliviana, porta-voz da direita e com intenções políticas".
 
Influente no clero local, a Opus Dei, movimento católico, é uma das vozes mais críticas a Morales.
 
A Igreja Católica tem a preferência de três em cada quatro bolivianos, segundo o Pew Research Center.
 
O bispo Eugenio Scarpellini, da populosa El Alto, tachou de "hipócrita" a visita do presidente ao papa Francisco pouco após a aprovação do Código Penal. "Que ironia é isso ocorrer no dia em que o presidente está com o papa".
 
Morales não se fez de rogado. No mesmo dia, postou no Twitter: "Meu irmão Francisco, como sempre solidário, humano e integracionista". 
 
Fonte: Folha de S. Paulo

 
 
"Bob era realmente um bom irmão, um filho de Deus, independentemente de como as pessoas o viam. Ele tinha o desejo de ser batizado há muito tempo, mas havia pessoas próximas que o controlavam e distraíam. Mesmo assim, ele vinha regularmente à igreja."
 
Esta versão de um inédito Bob Marley foi contada, em uma entrevista publicada pelo Gleaner’s Sunday Magazine, em 25 de novembro de 1984, por Abunda Yesehaq – um missionário ortodoxo etíope que chegou à Jamaica na década de 60 e se tornou um grande amigo de Marley, acompanhando o cantor jamaicano em sua conversão ao cristianismo ortodoxo e ao batismo.
 
A comoção de Bob e o batismo
 
Yesehaq viveu de perto o itinerário de aproximação da fé de Bob, que ocorreu alguns meses antes do seu desaparecimento. "Lembro-me de uma vez em que, enquanto eu estava celebrando a missa, olhei para Bob e seu rosto estava coberto de lágrimas."
 
"Muitas pessoas acham que ele recebeu o batismo porque sabia que estava morrendo, mas não foi assim. Ele foi batizado quando já não havia pressões sobre ele e, quando se batizou, abraçou sua família e choraram, choraram todos juntos durante mais de meia hora."
 
A luz da Trindade
 
O batismo aconteceu no dia 4 de novembro de 1980, na igreja etíope de Nova Iorque. Ele escolheu o nome de Berhane Selassie ("A luz da Trindade").
 
Cinco dias depois, Bob foi para um centro de tratamento na Alemanha, onde passou seu 36º aniversário. Três meses depois, em 11 de maio de 1981, faleceu em um hospital de Miami. O funeral, celebrado em 21 de maio de 1981, seguiu o rito ortodoxo, e ele foi sepultado junto à sua Bíblia e sua guitarra Gibson.
 
Ele não foi o único
 
A conversão de Marley acabou contagiando sua banda: Judy Mowatt, uma das cantoras que o acompanharam nas turnês, ficou impactada pelo seu gesto e, alguns anos mais tarde (fala-se de início da década de 90), converteu-se ao cristianismo pentecostal. Ela continua sendo uma das testemunhas oculares do itinerário de fé de Bob Marley.
 
Fonte: Aleteia
Imagem: Reprodução da Internet

 
No dia 20 de janeiro de 2018 ficará marcado na história da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) como o Dia da Eleição da Primeira Bispa. O fato ocorreu na Segunda Sessão do Concílio da Diocese Anglicana da Amazônia (DAA) no qual elegeu no primeiro escrutínio a Reverenda Cônego Marinez R. Santos Bassotto. O processo de eleição na Igreja Episcopal ocorre com participação de delegações paroquiais do laicato e também do clero residente, possibilitando a escolha de pessoas cujo perfil venha agradar às pessoas que serão pastoreada pela bispa (o).
 
O Bispo João Câncio Peixoto fez o pronunciamento após a confirmação dos votos entre as duas pessoas candidatas: Reverenda Cônega Marinez (Diocese Meridional) e o Reverendíssimo Deão Silvio Freitas (Diocese Sul Ocidental).
 
A Bispa Eleita Marinez Bassotto é gaúcha, casada com Paulo Bassotto e mãe de duas filhas, Luisa e Laura. Atualmente é Pároca da Paróquia São Paulo/Diocese Meridional, é a atual Custódia do Livro de Oração Comum, membro da Comissão Nacional de Diaconia (CND) e Coordenadora do Grupo Executivo para CONFELIDER 2018. A Reverenda Marinez foi deã por vários mandatos da Catedral Nacional da Santíssima Trindade, em Porto Alegre/RS.
 
A Câmara Episcopal é composta pelos bispos diocesanos e pelos bispos coadjutores, no pleno exercício de seu ministério, e pelos bispos aposentados, sem direito de voto. Atualmente a Câmara é formado por 15 bispos homens, entre pessoas da ativa e aposentados.
 
O Bispo Primaz Dom Francisco de Assis da Silva que encontra-se em viagem pela África, declarou a Secretária Geral que “Certamente vivemos um momento especial de nossa Província com a eleição de nossa primeira bispa. Uma brisa que vem soprar sobre a Igreja e que certamente representa novos tempos e novo jeito de exercício deste ministério tão especial. A Diocese da Amazônia e a IEAB dão um passo decisivo na direção da equidade de gênero e por isso estamos muito felizes. Desde Gana elevo minhas orações pela nossa Província e pela bispa eleita Marinez e sua família. Agradeço ao Bispo João Peixoto pela direção abençoada desta sessão conciliar histórica”.
 
A Diocese Anglicana da Amazônia é uma unidade eclesiástica da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil que abrange os estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre. Sua sé episcopal está na Catedral Anglicana de Santa Maria, localizada na Av. Serzedelo Corrêa, 514, Batista Campos, na cidade de Belém, no estado do Pará. Foi criada em 29 de julho de 2006, no 30º Sínodo-Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, realizado no período de 26 a 30 de julho de 2006, em Curitiba. No dia 15 de outubro de 2006, a Diocese Anglicana da Amazônia foi instalada solenemente, com a consagração da Catedral de Santa Maria e com a investidura e instalação de seu primeiro bispo Dom Saulo Maurício de Barros. Em 2017, Dom Saulo Barros anunciou sua resignação e que abriu  o processo eleitoral para a escolha de um (a) novo (a) pastor (a).
 
A eleição de uma mulher para o episcopado ocorre a mais de três décadas, desde a primeira ordenação feminina realizada em 1985. Desde então, a IEAB tem acolhido diversos eventos para marcar e  reforçar a importância do papel da mulher nos espaços de lideranças.
 
Fonte: IEAB
Imagem: Reprodução