fbpx

Arcebispo da Cantuária visita o Brasil e se reúne com lideranças da IEAB

O líder espiritual de 85 milhões de fiéis da Comunhão Anglicana, Justin Welby, também conhecido como arcebispo da Cantuária, esteve no Brasil nos dias 4 e 5 de setembro. Na oportunidade, ele participou de encontros com lideranças da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e também com bispos, fiéis, líderes de outras religiões e igrejas, além de autoridades governamentais e jornalistas.
 
Foram dois dias de muito trabalho e trocas de informações entre anglicanos de todas as partes. Desde que assumiu o cargo, em março de 2013, o primaz da Comunhão Anglicana vem realizando uma série de visitas às Igrejas de vários países. Aqui, ele esteve acompanhado pela esposa Caroline Welby e pelo cônego Precious Omuko.
 
A recepção do arcebispo no Brasil foi liderada pelo primaz da IEAB, dom Francisco de Assis da Silva e a esposa Talita Olders. Reforçaram a comitiva brasileira os bispos Flávio Irala e Maurício Andrade (Diocese Anglicana de São Paulo e de Brasília, respectivamente); a reverendíssima Marinez Bassotto; o secretário-geral Arthur Cavalcante; o professor Joanildo Burity (Conselho Consultivo Anglicano); o também professor Paulo Ueti (Aliança Anglicana); a representante da Christian Aid, Mara Luz, e os clérigos João Peixoto, Orlando Santos De Oliveira, Filadelfo Oliveira, Naudal Alves Gomes e Saulo Barros.
 
ENCERRAMENTO
 
Um ofício divino e um café da manhã com lideranças clérigas e leigas da IEAB, na Paróquia da Santíssima Trindade, no dia 5, no bairro Campos Elíseos, em São Paulo (SP), encerrou a visita.
 
PRÉ-VISITA
 
Como parte do protocolo da IEAB para as festividades da visita do arcebispo da Cantuária ao Brasil, dom Francisco e o Flávio Irala receberam na tarde do dia 1° de setembro o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, que esteve acompanhado pelo cônsul Richard Turner.
 
A reunião ocorreu no mezanino da Igreja da Santíssima Trindade, em um clima muito amistoso. O convite para a visita partiu da IEAB junto à Embaixada do Reino Unido. O bispo primaz, juntamente com o bispo de São Paulo apresentaram a agenda oficial do arcebispo no Brasil. Igualmente, resgataram os laços históricos da IEAB com as Capelanias Britânicas.
 
No final do encontro foi entregue pelo primaz Francisco e por dom Flavio um exemplar em inglês da Cartilha do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD) sobre Violência de Gênero e Mulheres.
 
No Brasil, a IEAB é a única representante (19º Província) da Comunhão Anglicana.