Luteranos tomam rua de Blumenau para falar sobre os 500 anos da Reforma

 
Como parte das comemorações dos 500 anos da Reforma, luteranos e luteranas de Blumenau/SC, no Sínodo Vale do Itajaí, participaram do desfile de aniversário de 167 anos da cidade, no dia 02 de setembro, na Rua 15 de Novembro. O evento reuniu mais de cinco mil pessoas e contou com muita alegria, confraternização e demonstração de carinho pelo município e pela história. O trecho de cerca de 1,2 km, entre a Alameda Rio Branco e a Rua Dr. Amadeu da Luz, serviu de passagem para 88 entidades, carros alegóricos e aproximadamente dois mil participantes.
 
A delegação luterana composta por mais de 180 pessoas levou para a principal rua da cidade a história da igreja luterana no mundo. Dividido em 6 blocos, o grupo vestiu nas camisas as cores da Rosa de Lutero e a identificação roxa no pelotão de abertura. Na camiseta constavam as inscrições: “Agora são outros 500 – Igreja sempre em Reforma”
 
O preto da cruz representou o início da Igreja Luterana no mundo. O vermelho do coração representou os 17 primeiros imigrantes luteranos de Blumenau. O branco da rosa foi trazido pela banda da Escola Barão do Rio Branco e mostrou o legado da música luterana. O azul reuniu todos os setores de trabalho da igreja. Por fim, o amarelo do anel representou todas as instituições luteranas que integram a sociedade blumenauense. A passagem de cada bloco conseguiu prender a atenção e arrancar aplausos de todos, de crianças a idosos.
 
Homenagem ao fundador da cidade
 
Antes do desfile, a Prefeitura de Blumenau realizou a tradicional homenagem ao fundador do município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, no Mausoléu Dr. Blumenau, situado no início da Rua 15 de Novembro. Na ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes abriu oficialmente as festividades em comemoração aos 167 anos da cidade. Neste ano, em memória ao fundador da cidade, que era luterano, a Comunidade Evangélica de Blumenau – União Paroquial Luterana, representada pelo presidente Roberto Boebel, e pelo coordenador ministerial, P. Anderson Ellwanger, participou da entrega de corbelhas de flores junto ao túmulo do Dr. Blumenau e sua família e do hasteamento das bandeiras na Praça Bertha Repsold (Praça do Mausoléu).
 
Fonte: IECLB