Notícias

Comunhão Anglicana propõe “jejum de plástico” durante a Quaresma

 
“Nós temos tradicionalmente identificado o pecado como sendo meramente o que as pessoas fazem às outras. Mas também é pecado o que as pessoas fazem que destrói a biodiversidade da criação de Deus; o que os seres humanos fazem que degradam a integridade do planeta, contribuindo para as mudanças climáticas, eliminando da terra suas florestas naturais ou destruindo os pântanos; o que os humanos fazem para contaminar as águas, a terra e o ar”, patriarca ecumênico Bartolomeu I. 
 
A Quaresma é um tempo quando a gente prepara o coração e a vida para celebrar as maravilhas da plástica. É um tempo de parada para refletir sobre os maus hábitos que ferem a Deus, nosso próximo e a criação de Deus. 
 
Na quarta-feira de cinzas quando os cristãos recebem o sinal da cruz na testa, a pessoa que dirige a celebração diz: “Afaste-se do pecado e acredita na boa nova”. 
 
Nesta Quaresma, cristãos anglicanos foram chamados a se afastar do pecado da destruição do planeta de Deus e de ferir o próximo quando usam “plástico de um só uso” (aqueles que, depois de usado, é descartado – canudos, por exemplo). 
 
Em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. O plástico já está dentro de nossa água potável. Plástico enchem os rios e são constantemente jogados em no solo. Este é, sem dúvidas, um dos grandes desafios que o planeta enfrenta. 
 
A boa nova é que há alternativas. Todos podem interromper o ciclo de dependência dos plásticos de único uso. Nesta Quaresma, a Comunhão Anglicana, através da Rede Anglicana para o Meio Ambiente, Green Anglicans e Aliança Anglicana, propõe um calendário com 40 dias de ações que pode ser encontrado aqui, em formado PDF.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?