fbpx

Magda Guedes: a representante anglicana na diretoria do CONIC

 
2019 foi ano de renovação na diretoria do CONIC. O pastor luterano Inácio Lemke, que era 1° Vice-Presidente na gestão anterior, assumiu a presidência. Além dele, há uma presbiteriana (Anita Sue Wright), um católico (José Bizon), um batista (Mayrinkellison Peres), além da anglicana Magda Guedes. Um time e tanto!
 
Dando continuidade à nossa série de artigos que apresentam cada um dos integrantes da nova diretoria, agora chegou a vez da reverenda Magda: O que ela pensa sobre o ecumenismo? Como foi ou tem sido a caminha dela com o próprio CONIC? Confira!
 
Biografia 
 
Magda Guedes nasceu em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul, fronteira com Uruguai. É clériga da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) desde 1996. Além da Teologia, a reverenda tem outra graduação: Pedagogia.
 
Foi Capelã da Escola Anglicana em Erechim (RS); desde sua ordenação atuou nas Dioceses anglicanas Sul-Ocidental (1996-2006), Paraná (2007-2010 ) e Brasília (2011 - março 2017). Atualmente reside na Diocese de Pelotas, onde, a partir de abril de 2017, abraçou a função de Pároca em duas Paróquias locais. Em 2018 aceitou outro desafio: a Secretaria Geral da IEAB.
 
O que você pensa sobre o Ecumenismo?
 
Ecumenismo é a oportunidade que temos de caminhar juntos, com outras denominações, sem perdermos a nossa identidade e procurando viver o “que sejamos um, para que o mundo creia” (Jo 17,21).
 
Estou na caminhada ecumênica desde muito cedo, pois iniciai participando de Grupos Ecumênicos ainda na minha juventude, e também coordenei alguns Grupos Regionais do CONIC em cidades onde residi como clériga, a partir do momento em que fui ordenada na IEAB. 
 
E sobre o CONIC?
 
O CONIC é uma instituição de grande importância na vida das igrejas cristãs, pois é o espaço onde podemos trabalhar juntos em diversos e emergentes temas de nossas realidades sociais e eclesiais, buscando sempre ser a voz profética nos diversos segmentos.
 
Já faz algum tempo que tenho caminhado com o CONIC em diversas Comissões e demais trabalhos; por exemplo, fiz parte do Conselho Fiscal até a última Assembleia, em maio deste ano (2019).
 
Fazer parte da atual diretoria é mais um desafio em meu ministério, pois temos o grande compromisso de seguir fortalecendo este Conselho, bem como a continuidade de todos os seus Projetos e Planejamentos.
 
(da esq. para a dir.: Bispa Marinez Bassotto, Rvda. Magda Guedes e Rvda. Dilce de Oliveira)