fbpx

Simpósio na PUCPR destaca a água como dom, direito e bem comum

 
O Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove, em 18 de novembro, o simpósio Religiões e ecologia: a água como dom, direito e bem comum. Contribuem na organização a Rede Ecumênica da Água (REDA), ligada ao Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra/Suíça, e o Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, da PUCPR.
 
O evento contará com duas atividades. Pela manhã (das 8h30 às 11h), um painel com líderes religiosos do cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo e umbanda dialogará sobre o compromisso ecológico das tradições religiosas. 
 
Pela tarde (das 14 às 17h), o professor Afonso Murad, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte, Minas Gerais), tratará do tema geral do simpósio na perspectiva do cuidado com o planeta. Na sequência, o professor Elias Wolff, da PUCPR, apresentará o papel da Rede Ecumênica da Água na defesa desse bem comum.
 
Ambas atividades são gratuitas e ocorrerão no auditório Maria Montessori, no Bloco Amarelo da PUCPR. 
 
O simpósio integra as atividades do X Congresso Nacional de Ensino Religioso, XIV Congresso Internacional de Teologia da PUCPR, II Congresso Internacional de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR e II Congresso Latino-Americano de Educação e Ciências da Religião (CLAECIR), que se inicia no dia 18 e se estende até o dia 20 de novembro.
 
Na programação do Congresso consta as atividades de um grupo de trabalho sobre Teologia, Ecologia e Religiões com comunicações de trabalhos acadêmicos, além de atos inter-religiosos, os quais retomarão e ampliarão o tema do Simpósio. As inscrições para o congresso podem ser feitas pelo link https://doity.com.br/xconere/inscricao