Notícias

IECLB: Lançamento do Tema do Ano 2020 - Viver o Batismo

 
VIVER O BATISMO! O Tema do Ano da IECLB em 2020 é “Viver o Batismo”! Este Tema tem tudo a ver conosco. O que é Batismo para nós? Como podemos viver o Batismo?
 
O que é o Batismo? Batismo é um sacramento. Sacramentos são meios que Deus utiliza para nos dar perdão e salvação. Na Igreja Luterana temos dois sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Esses sacramentos contêm a promessa da graça de Deus e foram instituídos por Jesus Cristo. Ou seja: nós batizamos e participamos da Ceia porque esta é a vontade de Jesus.
 
O que o Batismo faz? O Batismo realiza em nós o perdão dos pecados. Unida à palavra de Deus, a água do Batismo afoga o nosso pecado e nos dá vida nova. Estamos livres para fazer o bem, mas não estamos totalmente livres do mal. Durante toda a vida, vamos conviver com o fato de sermos pessoas ao mesmo tempo justificadas e pecadoras. Mas qual seria então o benefício do Batismo, se ele não afasta completamente de nós o pecado? O benefício é que Deus se alia conosco na luta contra o pecado. O Batismo pode ser comparado a uma roupa que se usa todos os dias para vencer o mal e permanecer na fé.
 
Com que idade nós batizamos? A IECLB admite ao Batismo crianças, pessoas jovens e adultas. Nós batizamos crianças porque reconhecemos que a graça de Deus não depende do nosso mérito e entendimento. Como escreveu Martim Lutero, “levamos a criança com a ideia e na esperança de que ela acredite, e rogamos que Deus lhe dê a fé”. Por meio da fé, a pessoa batizada recebe o que Deus lhe prometeu no Batismo. É importante lembrar que também a fé não é obra humana: é um dom de Deus! “Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo” (Efésios 4.5). Por ser obra de Deus, o Batismo acontece uma só vez e vale para toda a vida.
 
O Batismo cria vínculos. Ele nos une a Jesus Cristo e nos agracia com o Espírito Santo. A pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo está colocada sob o âmbito da ação do trino Deus. O Batismo nos integra ao corpo de Cristo e a uma Comunidade. Por isto costumamos dizer que a IECLB é o convívio de pessoas batizadas, todas elas chamadas para viverem o seu Batismo.
 
Cada pessoa, a partir do Batismo e da fé, é chamada para testemunhar a palavra de Deus e participar da obra de Deus no mundo. Todas e todos nós fazemos parte do “sacerdócio de todas as pessoas que creem”. Esse sacerdócio é um privilégio: Deus nos concede o privilégio de sermos instrumentos do seu agir.
 
O tema do Ano é acompanhado por uma palavra de Jesus que diz: “Eu escolhi vocês para que deem fruto”. Qual é o fruto que se espera da pessoa batizada? O próprio Jesus nos dá a resposta no capítulo 15 do Evangelho de João:
 
- Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.
- Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor.
- Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor.
- O meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como eu os amei.
 
Dar fruto outra coisa não é do que transmitir o amor que recebemos de Deus. Tudo o que Deus faz é motivado por amor. Vamos nós também fazer do amor a base da nossa ação. Que o Tema do Ano nos desafie para reflexão e ação. Vamos viver o Batismo lembrando as palavras de Jesus: “Eu escolhi vocês para que deem fruto”.
 
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
 
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
 
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente
 
Fonte: IECLB
Imagem: Reprodução

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?