fbpx

Diretoria do CONIC se reúne e planeja ações para 2020

 
Membros da Diretoria do CONIC estiveram reunidos nesta segunda-feira, 2 de dezembro, para planejar ações, traçar metas e discutir pautas de interesse da instituição em 2020. Estavam presentes o presidente Inácio Lemke, a 1º vice-presidente Anita Sue Wright, o 2º vice-presidente José Bizon, a secretária Magda Guedes, e o tesoureiro Mayrinkellison Peres.
 
A pauta do dia contemplou assuntos como Semana de Oração (que em 2020 será de 24 a 31 de maio), Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, Encontro dos Regionais, previsto para acontecer nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2020. Também foram compartilhadas informações sobre a Missão Ecumênica Águas da Resistência.
 
A secretária-geral, Romi Bencke, apresentou o planejamento para 2020 e falou sobre alguns desafios para o próximo ano, entre eles, um debate aprofundado entre as igrejas do CONIC sobre liberdade religiosa e Direitos Humanos. “Precisamos, como igrejas ecumênicas, reforçar que a liberdade religiosa é um dos valores da Democracia e dos Direitos Humanos, no entanto, ela não é um direito absoluto, mas um direito que está em relação com todos os demais direitos. A liberdade religiosa não deve ser argumento para discursos de ódio, racismo e outros preconceitos”, pontuou Romi.
 
O momento também foi importante para que os presentes pudessem fazer uma breve análise de conjuntura do Brasil atual. Um dos assuntos levantados foi a preocupação das igrejas com o crescente cerceamento das liberdades individuais de civis e a criminalização dos movimentos sociais, ONGs e ambientalistas. A chacina que resultou em 9 mortos em Paraisópolis, São Paulo, e a prisão dos brigadistas em Alter do Chão, Pará, foram alguns dos casos citados. 
 
Este foi o último encontro da Diretoria em 2019.