Notícias

Do Advento à Quaresma. Por Anita Sue Wright

Do Advento à Quaresma. Por Anita Sue Wright

No tempo litúrgico do Advento, em que vivemos a expectativa da chegada/nascimento do Messias, nosso Salvador Jesus Cristo, queremos trazer à memória a atitude de Maria, mãe de Jesus: “Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas” (Lucas 1:19).

No tempo litúrgico da Quaresma, somos chamado/as a resgatar, como fez Maria, o que guardamos em nossos corações. É tempo de avaliação de nossas vidas, de humildemente reconhecer nossas limitações e pecados.

Quaresma é o tempo litúrgico em que nos preparamos para o maior evento da cristandade: a ressurreição de Jesus Cristo

Não devemos esquecer que a ressurreição foi precedida de traição, prisão, tortura, sofrimento que culminou na morte de Jesus na cruz, acompanhado de outros condenados. Neste período, Pedro negou que conhecesse Jesus, e os discípulos estavam temerários e desesperançados.

Foram as mulheres que se uniram para dar um tratamento digno ao corpo do seu Mestre, e foi outra Maria, a Madalena, a portadora da Boa Nova: Jesus venceu a morte! Ressuscitou! As palavras deixadas por Jesus sobre sua morte e ressurreição, como cumprimento das profecias/promessas do Antigo Testamento agora faziam sentido!

Na Quaresma, Jesus caminha conosco em nosso deserto, onde encaramos o racismo, a homofobia, a misoginia, a exploração econômica, a desigualdade social, a intolerância religiosa, a violência doméstica a desinformação/fake news.

O relato da tentação de Jesus no deserto, por 40 dias, nos mostra que podemos resistir à tentação do poder e riqueza fáceis ao sermos fiéis à Palavra de Deus. 

Caminhando com Jesus na Quaresma, conseguimos atravessar o deserto e podemos conjugar o verbo Esperançar, buscando resgatar os valores do Reino de Deus, o cuidado com nossa Casa Comum e uma sociedade tal qual retratada pelo salmista: “O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão” (Salmo 85:10).

___

Presbítera Anita Sue Wright é a 1° vice-presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?