Notícias

Fortaleza sedia Encontro de Formação da Aliança de Batistas

Fortaleza sedia Encontro de Formação da Aliança de Batistas

A Aliança de Batistas do Brasil (ABB), igreja-membro do CONIC, realizou, de 17 a 19 de junho, um Encontro de Formação intitulado Cidade dos Cata-Ventos, reunindo lideranças batistas e ecumênicas de todo o Brasil.

Apoio e programação

O evento, que contou com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e da Alliance of Baptists, foi norteado pelo seguinte tema: Fé, Diversidade e Política; que também teve um subtema: Pelo Direito de Viver e Ser. Ao longo desses três dias de atividades aconteceram 2 painéis e 7 rodas de conversa trabalhando temáticas bem enriquecedoras:

1° Painel – Fé e Diversidades (Pra. Odja Barros, Rev. Bob Luiz Botelho e Karine Damasceno – facilitadora); 2° Painel – Fé e Política (Alexya Salvador e Bárbara Aguiar – facilitadora).

Roda de Conversa: Debater as possibilidades de uma igreja sem capacitismo: a fé de corpos com deficiência que sejam aceitos como diferentes e não como corpos a serem curados (Bárbara Lustoza); Roda de Conversa: Preto no Poder – Embranquecimento de figuras religiosas (Jackson Augusto). Apagamento de mulheres negras da Bíblia (Liz Guimarães) - Metodologias antirracistas para a igreja local e história do racismo na igreja brasileira; Roda de Conversa: Saúde Mental de crentes LGBTQIA+ e igrejas (Adriana Carla e Marcos Paulo); Roda de Conversa: Abordagem bíblica pela ótica dos pobres (Pr. Kinno Cerqueira); Roda de Conversa: Política e Formação de Base: possibilidades de mudança social e a defesa do Estado Laico (Alana Barros); Roda de Conversa: Mulheres, Fé, Política e Diversidade (Barbara Aguiar e Rayanne Lins)e Roda de Conversa: – Diálogo inter-religioso (Gilvaneide Santos e Nivia Dias).

Soul Livre

Sediado na Igreja Batista Soul Livre, que fica na cidade dos cata-ventos, Fortaleza, o Encontro deu um exemplo de que a diversidade, ao contrário de causar divisões, pode ser um fator de unidade, respeito e fortalecimento das lutas em prol de uma sociedade mais igualitária.

Participação do CONIC

O CONIC esteve representado pelo seu tesoureiro, Mayrinkellison Wanderley.

Para ele, o encontro foi importante por privilegiar a diversidade aliada à fé e à política. “ABB não apenas pregou a inclusão enquanto direito de todas e todos, mas também experimentou o espírito afirmativo ao ouvir pessoas de diferentes identidades de gênero em suas diversas mesas e grupos de interesses. Como tesoureiro do CONIC, ficou claro o espírito ecumênico e inclusivo das igrejas da Aliança e a necessidade de constante formação para reafirmar essa identidade”.

Compromisso coletivo de resistência

A atual presidenta da ABB, pastora Camila Oliver, também estava lá.

“Após dois anos de reuniões, formações, assembleias e abraços a distância, encontramo-nos em Fortaleza para reafirmar o nosso compromisso, enquanto Aliança de Batistas do Brasil, de seguirmos os passos de Jesus de Nazareth. E, assim, em meio a um cenário de dor, fome, desemprego, racismo, misoginia, LGBTfobia, retrocessos políticos, sociais e econômicos, ousamos anunciar ‘vida plena para todas as pessoas’. Não como um slogan vazio, mas como afirmação de fé, compromisso coletivo de resistência e re-existência conduzido pelo sopro delicado, impactante e revolucionário da Ruah Divina”, concluiu.

Galeria de Imagens

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?