Por Therezinha Motta Lima da Cruz
São momentos muito especiais em que a gente se sente participando de algo maior, de uma transformação histórica. Durante séculos houve enfrentamentos, separações dolorosas e até violentas. Pareceria impossível consertar isso... Mas o Espírito Santo tem outros planos e lá estamos nós orando juntos, proclamando ao mundo que a união é possível, que podemos nos ver como irmãos de uma grande família. Tenho certeza de que a unidade plena virá, de um modo que Deus vai inspirar e orientar, mas sei que podemos escolher entre duas alternativas: ser parte da solução (vivendo a emoção de construir algo bonito, agradável a Deus e, para alguns, inesperado) ou continuar sendo parte do problema (perdendo a oportunidade de descobrir novos amigos e de fortalecer a Igreja como um todo a partir da unidade na diversidade).
Igrejas orando juntas passam uma imagem muito positiva até para aqueles que ainda não creem. Aliás, o grande problema que tem afastado muita gente do cristianismo não está na mensagem de Jesus nem no exemplo que ele nos deixou. É comum ouvir gente encantada com Jesus e desencantada com o comportamento dos cristãos. E como vamos anunciar, divididos, um evangelho que proclama acima de tudo o amor fraterno? Afinal, nosso Mestre mesmo nos indicou o caminho: “nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (Jo 13, 34)
Uma das sensações mais gratificantes da Semana de Oração é justamente a percepção de que, embora ainda tenhamos que trabalhar muito para chegar a uma unidade maior, mais reconciliada, com total colaboração mútua, estamos a caminho. E não estamos sozinhos nessa caminhada. Cada cristão de outra Igreja que ora conosco é uma ampliação da nossa família de fé, um companheiro que Deus nos dá na grande e emocionante tarefa de construir, juntos, um mundo melhor, à luz da fraternidade que nos identifica como discípulos daquele que nos chama a viver como irmãos.
Pessoalmente, sei que o meu horizonte se ampliou no contato fraterno com irmãos cristãos de outras Igrejas. A Semana de Oração é uma ocasião especial que alimenta esse sentimento. Ao perceber como é bom abrir o coração ao outro num trabalho ecumênico, fica também mais claro como é muito enriquecedora a atitude de aceitar a diversidade em tantos outros campos, como, por exemplo: na nossa própria Igreja, na família, na vizinhança, no ambiente de trabalho.
Como tudo mais que Deus nos pede, o ecumenismo nos faz bem, alegra o coração, proporciona oportunidades de viver a maravilhosa aventura de descobrir dons e talentos a serem partilhados para o bem comum. A oração conjunta é um modo privilegiado de interiorizar essa espiritualidade tão cheia de força e de alegria!
Como adquirir os materiais da Semana de Oração?

Este ano o Cartaz será enviado gratuitamente a todos que adquirirem os Cadernos de Oração. Isso se dará por uma questão prática: como o Cartaz não será vendido, aproveitaremos o envio dos Cadernos para, com eles, encaminhar o Cartaz. Contudo, a arte do Cartaz também pode ser baixada neste LINK. Para adquirir os Cadernos, efetue o depósito identificado no valor correspondente à quantidade desejada (R$ 2,00 por Caderno) e mande um e-mail com o comprovante para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Banco Bradesco
Agência: 0606-8 Brasília/DF
Conta Poupança: 112888-4
Obs.: não esqueça de indicar o endereço para o envio dos materiais!
Oferta da Semana de Oração
A oferta simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na Unidade dos Cristãos. Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional.
Em 2013, o valor das ofertas para o CONIC Nacional totalizou R$ 20 mil. Com isso, foram subsidiados alguns trabalhos da Comissão Teológica sobre diálogo inter-religioso.
Obs.: a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.
Conta para depósito da coleta destinada ao CONIC Nacional
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
Banco Bradesco
Agência: 0606-8 Brasília/DF
Conta Poupança: 112888-4
Sempre que possível, faça depósito identificado:
CNPJ: 00.721.266/0001-23