Notícias

Rumo a uma ação conjunta: migração e deslocamento na América Latina e no Caribe

Rumo a uma ação conjunta: migração e deslocamento na América Latina e no Caribe


O Programa Global de Migração e Deslocamento de ACT Alliance e o Escritório Regional ACT para a América Latina e Caribe, com o objetivo de promover a ação conjunta dos membros da região, realizou, de 20 a 23 de fevereiro, na cidade de Bogotá, Colômbia, o evento “Rumo a uma ação conjunta: migração e deslocamento na América Latina e no Caribe”.

As principais justificativas para a convocação deste evento foi promover a “conexão e reconexão” das pessoas integrantes de ACT Alliance após três anos de não realização de eventos presenciais; conhecer o trabalho atual dos membros e dos fóruns; analisar as necessidades para uma ação conjunta e decidir sobre os caminhos a seguir.

A ACT Alliance tem cinco temas programáticos prioritários para alcançar seus objetivos em termos de trabalho humanitário, defesa e desenvolvimento. Os cinco temas são: 1) Justiça de Gênero, 2) Paz e Segurança Humana, 3) Migração e Deslocamento, 4) Justiça Climática e 5) Ação Humanitária.

Durante o evento, representantes dos fóruns e membros de ACT Alliance na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Venezuela - além de representantes de foros e instituições em nível regional e institucional - reuniram-se para entender as prioridades da região, com base nas experiências e intercâmbios dos foros das diferentes sub-regiões (América do Sul, América Central e México, Caribe e região), assim como também decidir prioridades do subcontinente.

Foram identificados os seguintes temas prioritários:

  1. Migração com foco na Justiça de gênero (que garanta os direitos humanos);
  2. Mobilidade humana para a mudança climática;
  3. Erradicação da xenofobia, racismo e outras formas de discriminação que afetam as pessoas que se encontram em mobilidade humana.

Compromissos:

  1. Elaborar uma declaração política; 
  2. Escola de formação e incidência; 
  3. Ter um calendário de espaços de incidência; 
  4. Fazer o mapeamento de atividades e boas práticas de Incidência; 
  5. Promover intercâmbio de experiências; 
  6. Capacitação em Norma Humanitária Essencial - NHE; 
  7. Cuidado ao cuidador.

Yury Puello Orozco representou ao Brasil neste encontro. Ela apresentou o trabalho que vem realizando com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), no projeto: Imigrantes e Refugiadas: Desafios da Casa Comum, realizado nas cidades de São Paulo (SP) e Joinville (SC). Além disso, ela fez uma análise do contexto do Brasil frente à situação da migração.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?