Notícias

Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2021

Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2021

PERÍODO

 
De 16 a 23 de maio de 2021.
 

TEMA

 
 

ORAÇÃO OFICIAL

 
Amado e misericordioso Deus pai e mãe,
Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.
Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.
 
Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.
 
Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.
 

CARTAZ

 
A arte escolhida foi enviada pelo estudante do curso de filosofia Carmelino Antonio Ramires Neto. Residente do estado do Pará, ele compartilhou conosco, neste link, a explicação que deu para sua arte.
 
 
 

INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2021

 
Este ano, a Comunidade Monástica de Grandchamp foi a responsável por escolher o tema e redigir uma proposta de texto-base para a Semana de Oração
 
Durante meses, toda a Comunidade trabalhou neste projeto. O resultado deste trabalho (um texto prévio) serviu de base para a redação final, desta vez, escrita por um grupo internacional apoiado, conjuntamente, pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas. Quatro irmãs da Comunidade de Grandchamp também trabalharam com o grupo internacional que finalizou o texto.
 
O tema escolhido, “Permanecei no meu amor e dareis frutos em abundância”, permitiu às irmãs partilhar a experiência e a sabedoria da vida contemplativa no amor de Deus, e falar do fruto desta oração: uma comunhão mais estreita com os irmãos e irmãs em Cristo e uma maior solidariedade com toda a criação.
 
No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (saiba mais aqui). 
 

E-BOOK DA SOUC 2021

 
Os materiais alusivos à Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), deste ano em diante, serão virtuais. Isso terá um impacto significativo para o meio ambiente, já que centenas de milhares de livretos, em papel, deixarão de ser impressos. 🌳
 
“Em Gênesis 2:15, vemos que Deus deixou claro ao homem que ele deveria cultivar e cuidar da natureza. Como seres humanos que somos, temos uma relação íntima com a Terra, relação não apenas espiritual, mas de vida concreta. A Terra é nosso ambiente de vida, nos alimenta com seu ar, sua água... E quando morremos, somos devolvidos ao ‘pó da terra’, sendo novamente acolhidos nela. Temos de fomentar iniciativas como essa, que visam reduzir os impactos ambientais das nossas ações”, explicou o pastor Inácio Lemke.
 
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração.
 
Clique aqui e baixe os subsídios para as e Rodas de Conversa.
 

OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO

 
A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

 

Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

 

Conta para depósito da coleta:

Banco Bradesco

Agência: 0606-8

Conta Poupança: 112.888-4

(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23)

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?