Notícias

Campanha da Fraternidade Ecumênica: posicionamento da Aliança de Batistas

 
Saudamos ao CONIC e a todas as igrejas pertencentes a este Conselho, na condição de “irmã mais nova”, por ser a Aliança de Batistas do Brasil a mais recente igreja a compor este Conselho. Mas o que nos falta em tempo e tamanho, nos sobra em entusiasmo: é assim que participamos pela segunda vez – a primeira, em 2015, como convidada, e agora em 2021 como membro pleno – de todo o processo de elaboração, divulgação e implementação da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
 
A Coordenação do CONIC é testemunha de que buscamos oferecer o melhor de nossa membresia e do esforço de nossas igrejas, dentro de nossas limitações, para auxiliar desde a participação efetiva no Comitê Nacional de preparação das CFE’s, na produção de material escrito, vídeo, participação nas formações regionais, celebrações, etc.
 
É nessa condição que nos vemos perplexos com os ataques que a CFE 2021 vem sofrendo por parte de setores que buscam, entendemos, usurpar o nome da Igreja Católica Apostólica Romana, que conosco compõe este Conselho, ataques infundados, injustos e até mesmo criminosos e “demoníacos”.
 
Nos causa profunda consternação inclusive o ataque direcionado às pessoas do Presidente do CONIC, Pr. Inácio Lemke, da Vice Presidenta, Revda. Anita Wright e da Secretária Executiva, Pra. Romi Bencke, – entendo inclusive que o ataque a essas duas lideranças femininas, além do cunho anti-ecumênico é carregado de misoginia indisfarçável.
 
Nos causa espanto e temor, que precisemos defender de pessoas ditas cristãs aquilo que há de mais belo e cristão nessa nossa CFE-2021: a compreensão de que o Evangelho nos obriga a amar ao próximo como a si mesmo. E isso não é “ideologia”, “comunismo”, ou quaisquer outros adjetivos que pensem usar como forma de ofensa. Não, é puro e simples – porém radical – Evangelho de Jesus de Nazaré. E o seguimento a Jesus que exige de nós irmos em defesa dos que mais sofrem em nossa sociedade, a exemplo do sermão de Mateus 25:31-46, não apenas como um ato humanitário, mas como essência da nossa fé. Como o único parâmetro verdadeiramente válido de nossa ortodoxia: a maneira como agimos diante de quem sofre; se com solidariedade ou com indiferença.
 
Por isso, nos causa orgulho e não pesar, que no nosso texto-base da CFE-2021, pessoas e grupos vulnerabilizados em nosso tempo atual sejam mencionados: LGBTQIA+, a juventude negra vítima da violência e do racismo estrutural, das mulheres vítimas da misoginia, expressa de forma explícita através do feminicídio, etc. Afinal de contas, o que adiantaria termos como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14), se não fosse para levar isso às últimas consequências? As palavras e o exemplo radical de nosso Mestre exigem sempre isso de cada um/uma/ume de nós.
 
Encerramos, pois, essa mensagem reafirmando nosso compromisso com a integralidade da CFE-2021, e pedindo amavelmente que todas as lideranças das igrejas comprometidas nesse processo, e com especial carinho, à Igreja Católica Apostólica Romana, que teve seu nome envolvido nas calúnias dirigidas contra nossa CFE-2021, e contra as pessoas já referidas, que tornem público seu apoio irrevogável à integralidade da CFE-2021, e à honra das pessoas atingidas.
 
Cremos que só esse caminho nos trará a efetividade pretendida por esta linda campanha, e fará com que o sonho ecumênico continue a ser o horizonte de nossa caminhada fraterna.
 
Em Cristo, que é a nossa paz,
Aliança de Batistas do Brasil.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?