Notícias

CONIC e igrejas históricas manifestam repúdio pelos atos terroristas praticados em Brasília

CONIC e igrejas históricas manifestam repúdio pelos atos terroristas praticados em Brasília

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) tornou pública a nota em que manifesta repúdio absoluto "pelos atos antidemocráticos deste domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília". Classificando como verdadeiros atos de terrorismo, o CONIC pede que "se apure as responsabilidades por esses atos, seus idealizadores, executores, financiadores e incentivadores, estejam eles no Brasil ou no exterior, pois se tratou de uma ação cujo único objetivo foi desestabilizar o governo recém empossado, causar dano material aos cofres públicos com tamanhas depredações e criar um clima de caos e insegurança em todo o País."

Além do CONIC, as igrejas-membro também se manifestaram individualmente, reforçando o compromisso de todas elas com a Democracia e o Estado Democrático de Direito.

 

A seguir, veja a nota do CONIC na íntegra:

Nota de Repúdio aos Atos Ocorridos em 08/02/2023, em Brasília 

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) manifesta seu mais absoluto repúdio pelos atos antidemocráticos deste domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

As cenas de vandalismo e destruição ocorridas em prédios históricos que representam os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, a saber, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, foram muito além de manifestações pacíficas e políticas, mas se constituíram em verdadeiros atos de terrorismo.

É urgente que se apure as responsabilidades por esses atos, seus idealizadores, executores, financiadores e incentivadores, estejam eles no Brasil ou no exterior, pois se tratou de uma ação cujo único objetivo foi desestabilizar o governo recém empossado, causar dano material aos cofres públicos com tamanhas depredações e criar um clima de caos e insegurança em todo o País.

Somos e sempre seremos pela Democracia e pela Paz com Justiça, motivo pelo qual aderimos ao movimento Anistia Nunca Mais!

CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

 

Igrejas históricas repudiam a violência e o terrorismo

Além da manifestação institucional do Conselho Nacional de Igrejas (CONIC), as igrejas históricas que compõem o Conselho também emitiram notas de repúdio. Todas foram na mesma linha: a condenação inequívoca dos atos terroristas.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) pede "a acurada apuração e responsabilização das pessoas envolvidas", enquanto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enfatiza que a Democracia precisa ser protegida: "Estes ataques devem ser imediatamente contidos e seus organizadores e participantes responsabilizados com os rigores da lei. Os cidadãos e a democracia precisam ser protegidos."

A Aliança de Batistas do Brasil (ABB), outra igreja-membro do CONIC, exige das autoridades "as medidas cabíveis para conter a barbárie que se apresenta e tende a se aprofundar", e a Igreja Presbiteriana Unida (IPU) "repudia veementemente os atos golpistas ocorridos em Brasília", e reforça seu compromisso histórico na "defesa da democracia e resistência ao autoritarismo". 

E a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) explicou que atos como o ocorrido em Brasília visam tão somente "destruir as bases nas quais está firmada a nossa nação". "Como pessoas cristãs e conscientes de nossa responsabilidade social e política, afirmamos que a democracia é um direito que precisa ser respeitado e zelado", acrescentou.

Leia aqui a íntegra da nota da IECLB.

Leia aqui a íntegra da nota da CNBB.

Leia aqui a íntegra da nota da ABB.

Leia aqui a íntegra da nota da IPU.

Leia aqui a íntegra da nota da IEAB.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?