Notícias

Em carta ao Congresso, CONIC reafirma: mais direitos e “menos costumes”

 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) enviou, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, cartas a todos os congressistas brasileiros (senadores e deputados) ressaltando o posicionamento do Conselho sobre temas que possivelmente serão tratados na atual legislatura.
 
Logo na introdução, o texto ressalta que o objetivo não é “a defesa de interesses das Igrejas que compõem o CONIC”, uma vez que a existência do Conselho não tem como objetivo atuar em causa própria. “As preocupações que nos inquietam dizem respeito à possibilidade de perda de direitos que afetarão de maneira especial a população com maior vulnerabilidade”, frisa.
 
Para o CONIC, na atual conjuntura, “mais importante que impor à população costumes e comportamentos próprios de um determinado segmento religioso”, está a necessidade de “nos colocarmos a serviço de projetos coerentes com a paz e a justiça, que se concretizam na defesa dos direitos humanos”. 
 
A carta é encerrada desejando “um mandato comprometido com a justiça e, em especial, voltado para a superação das desigualdades e das violências que diariamente estão presentes nas vidas de brasileiros e brasileiras. Esperamos que os interesses a serem realmente defendidos não sejam apenas os que irão beneficiar grandes grupos econômicos, mas o conjunto da população brasileira e que toda a nossa política seja iluminada com sabedoria a serviço do bem comum”.
 
A seguir, leia o documento na íntegra.
 
Prezados congressistas,
 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) é uma associação que congrega Igrejas das tradições: Católica Apostólica Romana, Protestantes e Ortodoxa. Todas elas são reconhecidas pela seriedade e compromisso com a missão. Ao se reunirem em um Conselho de Igrejas, essas organizações baseadas na fé expressam o seu compromisso com o diálogo ecumênico, no qual as diferenças teológicas servem não para separar, mas para enriquecer a unidade entre as pessoas que professam a fé em Jesus Cristo. Nosso ecumenismo orienta-se por duas dimensões: vivência da comunhão e da espiritualidade ecumênica e inter-religiosa e presença pública em diálogos em torno de valores que fundamentam a perspectiva da equidade. Reconhecemos que alguns pilares são essenciais para o contexto brasileiro. Entre estes pilares destacamos: a laicidade do Estado, a pluralidade, a diversidade religiosa e cultural.
 
Dirigimo-nos a Vossas Excelências para cumprimentá-los nesta nova legislatura. O mandato democrático é um instrumento valioso e fundamental para a representação popular. 
 
Ao cumprimentá-los, gostaríamos de destacar alguns aspectos que nos preocupam enquanto Igrejas. Sabemos que estão colocados no horizonte de seus trabalhos a reflexão, o debate e a decisão em torno de questões cruciais para a vida da população brasileira. Destacamos que não nos manifestamos para a defesa de interesses das Igrejas que compõem o CONIC, uma vez que nossa existência não tem como objetivo atuar em causa própria. As preocupações que nos inquietam dizem respeito à possibilidade de perda de direitos que afetarão de maneira especial a população com maior vulnerabilidade. Preocupa-nos a reforma da previdência sem um amplo debate com a sociedade brasileira e sem considerar a situação das pessoas empobrecidas. Outras questões que nos preocupam são o Decreto que facilita o acesso da população à posse de armas de fogo, a fragilização das políticas para a demarcação de territórios indígenas e quilombolas, além de todas as políticas relacionadas à justiça ambiental.
 
Acreditamos que precisamos fomentar a cultura da paz e não fortalecer instrumentos que aumentem a violência. Nesse sentido, reafirmamos o valor da educação pública, plural e crítica como condição essencial para a cultura de paz. A sociedade brasileira convive diariamente com a violência e com polarizações; cabe-nos, portanto, um esforço conjunto para a superação do racismo, da desigualdade, da homofobia e da violência contra mulheres e crianças. 
 
Destacamos o quanto o mandato de cada uma de Vossas Excelências será importante para a construção de uma sociedade orientada por valores humanistas como os da misericórdia, da igualdade, do respeito às diferenças, da proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade, da segurança construída em clima de paz. Acreditamos que, mais importante que impor à população costumes e comportamentos próprios de um determinado segmento religioso, é a necessidade de nos colocarmos a serviço de projetos coerentes com a paz e a justiça, que se concretizam na defesa dos direitos humanos, na proteção da mulher e da criança, na superação da violência doméstica e familiar, no acolhimento aos migrantes, no respeito à diversidade religiosa, nas lutas contra a discriminação por raça ou por orientação sexual, na defesa das populações indígenas e quilombolas, na preservação das florestas. Trata-se, enfim, do cuidado para com as pessoas, da paz e da preservação do mundo criado por Deus.
 
Em defesa dessa pauta, o CONIC vem há muitos anos caminhando com organizações não governamentais, movimentos sociais de promoção e defesa de direitos.  O que alguns chamam de ativismo, nós afirmamos como serviço!
 
O CONIC vê com preocupação a instrumentalização da fé em Jesus Cristo e da Bíblia para justificar a violência e a intolerância. Não podemos aceitar essa prática.
 
Acreditamos na necessidade do cumprimento do mandato do próprio Cristo, que afirmou: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Isso não acontece transformando o Evangelho em lei, mas fortalecendo a sua dimensão de amor fraterno, respeito ao próximo e de uma cultura voltada para a construção de uma verdadeira paz.
 
Despedimo-nos expressando nosso desejo de um mandato comprometido com a justiça e, em especial, voltado para a superação das desigualdades e das violências que diariamente estão presentes nas vidas de brasileiros e brasileiras. Esperamos que os interesses a serem realmente defendidos não sejam apenas os que irão beneficiar grandes grupos econômicos, mas o conjunto da população brasileira e que toda a nossa política seja iluminada com sabedoria a serviço do bem comum.
 
Em comunhão ecumênica,
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?