Notícias

Página da Semana de Oração (SOUC), edição 2022

Semana de Oração (SOUC), edição 2022
 
▶ PERÍODO
 
De 29 de maio a 05 de junho.

 
▶ TEMA

 
“Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (cf.: Mateus 2:2)


▶ ORAÇÃO OFICIAL

 
Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2022.


▶ APRESENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO
 
Leia, neste link, a carta da Diretoria do CONIC apresentando e motivando a SOUC.

 
▶ CARTAZ

 
A arte escolhida foi enviada por Alexandre Amorim.

Baseada na técnica da xilogravura, representa os três reis magos indo ao encontro do menino Jesus que, com José e Maria, estavam na tenda de Belém.

Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.

Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução.
▶ INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2022
 
Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos teriam convergido seus caminhos até o nascedouro de Jesus. Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC 2022 é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”.
 
O Evangelho de Mateus nos lembra que o aparecimento do astro/estrela no céu da Judéia representa um sinal de esperança que conduz os magos e os povos da terra ao lugar de nascimento de Jesus. Esse astro é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade.
 
Os magos viram a estrela e seguiram-na. Tradicionalmente, comentadores têm visto nas figuras dos magos um símbolo da diversidade de povos conhecidos naquele tempo. Eles representam a universalidade do chamado divino que aparece na luz do astro que brilha vindo do Oriente. A jornada realizada pelos magos até a manjedoura representa a busca da humanidade pela amorosidade de Deus e diversidade da criação. A luz do oriente anunciou a revelação de Deus através do nascimento de Jesus. 
 
Os magos nos revelam que, a partir de Jesus, Deus deseja a unidade entre todas as nações. Eles viajam vindo de países distantes e representam culturas diversas, mas estão impulsionados pela mesma esperança que é a da inauguração de um novo tempo em que os conflitos, discriminações e violências sejam, por fim, superados.
 
Por isso, as pessoas cristãs são chamadas a ser um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade.
 
No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo CONIC Agreste Pernambucano.

 
▶ E-BOOK DA SOUC 2022
 
Desde o ano passado, 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.
 
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2022).
 
Clique aqui e baixe os subsídios para as Rodas de Conversa.

 
▶ OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO

 
A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.
 
Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Conta para depósito da coleta:
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4
(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23)

Ou faça um Pix:
00721266/0001-23 (CNPJ)

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?