Itaberaí-GO sediou, nos dias 25 e 26 de maio, a 1º etapa da Formação Bíblica Diocesana local. O evento reuniu membros da Pastoral da Juventude da Diocese de Goiás, em comunhão com o CEBI-GO, e da Pastoral da Juventude do Regional Centro-Oeste. A atividade contou com assessoria da secretária-geral do CONIC, Romi Bencke.
Nesses dias, a reflexão girou em torno do trecho de Gênesis que diz: “E Deus viu que tudo era bom”. Ecumenismo e diálogo inter-religioso, multiplicidade das religiões, juventudes, diversidade e sexualidade foram alguns dos temas trabalhados.
Romi aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da diversidade religiosa e do respeito pelas diferenças. Falando a um público bastante jovem, ela pontuou alguns temas que ainda hoje são difíceis de serem abordados no âmbito das igrejas, incluindo a questão da caminhada ecumênica e de diálogo com outras tradições de fé.

A partir de tais reflexões, os participantes se debruçaram sobre duas questões:
- O que representa ou não representa a Fé para mim?
- Quais as principais dificuldades que encontro na minha tradição de fé?
Depois de discutirem, todos compartilharam pontos levantados nos grupos, como: a importância da fé, que é um dom de Deus; conforto do crer; a fé que pode conviver com dúvidas; verdade absoluta que se faz no amor (Deus); fé e a luxuria dos templos; questão dos preconceitos e das exclusões. As partilhas foram muito significativas, e ampliaram ainda mais a integração do grupo.
“As dificuldades encontradas pelos jovens em nossas tradições e religiões são, muitas vezes, pela falta de compreensão e pela ausência de espaço que temos dentro da própria comunidade, assim como a difícil aceitação da pluralidade de ideias”, destacou Pedro Caixeta, participante do encontro.
“Jesus veio para que todos tenham vida em ambulância. Assim, é importante refletir, à luz do evangelho de Lucas 4,16-30, que em seus primeiros milagres Jesus curou os Sírios, e não os judeus, demonstrando que os passos Dele se deram não somente em direção à sua própria comunidade religiosa, mas em direção de todos aqueles que, de algum modo, estavam excluídos ou excluídas da sociedade”, concluiu Romi.
CONIC com informações do CEBI-GO
Fotos: Warlley Felipe / Reprodução