Notícias

Semana de Oração (SOUC), edição 2019

Celebre a unidade cristã!

 
Este espaço é exclusivo para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2019. Aqui você encontra a carta das Igrejas-Membro do CONIC em alusão à SOUC; pode se inteirar sobre o tema bíblico que baseia a Semana; também pode visualizar e baixar o Cartaz, e comprar os cadernos com subsídios para celebrações. É muito importante que comunidades, paróquias, sínodos, dioceses, igrejas, grupos de partilha, entre outros, adquiram pelo menos um exemplar do caderno de celebrações. Na prática, isso possibilita uma vivência ainda mais profunda da SOUC
 
CARTA DAS IGREJAS-MEMBRO
 
 
PERÍODO
 
De 2 a 9 de junho - Semana de Pentecostes.
 
TEMA
 
O tema é inspirado no livro de Deuteronômio: "Procurarás a justiça, nada além da justiça" (Dt 16.11-20)
 
SUBSÍDIOS
 
Para adquirir os cadernos da SOUC (vide imagem abaixo), basta encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o número de cadernos que deseja. É importante que no e-mail estejam informações como CNPJ ou CPF de quem encomenda e endereço para emissão de boleto bancário. O boleto será emitido para pedidos acima de 10 cadernos. Quem desejar menos de 10 cadernos terá que realizar depósito bancário na conta:
 

Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4

 
O preço do caderno é R$ 5,00 (a unidade). Neste valor estão inclusos frete e despesas com Correios. A cada dez cadernos encomendados será enviado um cartaz da Semana. O cartaz também ficará liberado para download aqui neste link (em JPG - média resolução), ou neste link (em PDF - melhor resolução).
 
 
Ou você pode comprar o E-Book e nos ajudar a fortalecer o Ecumenismo:
 
 
 
O cartaz deste ano ficou muito bonito. A arte foi selecionada em um concurso organizado pelo CONIC-MG. O desenho foi enviado pela Mariana da Silva Souza, 16 anos, moradora de Belo Horizonte. Intitulado Jesus, o equilíbrio da Vida, o desenho buscou refletir o tema da SOUC 2019 (Dt 16, 18-20).
 

A busca da unidade ao longo de todo o anoPromovido mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI)

 
INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2019
 
"Procurarás a justiça, nada além da justiça"
(Dt 16.11-20)
 
A Semana de Oração pela Unidade Cristã em 2019 foi preparada por cristãos da Indonésia. Com uma população de 265 milhões, 86% dos quais se identificam como muçulmanos, a Indonésia é bem conhecida como o país que tem a maior população muçulmana. No entanto, 10% dos indonésios são cristãos de tradições diversas. Tanto em termos de população como de grande extensão de terra, a Indonésia é a maior nação do sudeste da Ásia. Tem mais de 17.000 ilhas, 1.340 diferentes grupos étnicos e mais de 740 línguas locais, mas ainda assim está unida na sua pluralidade pela língua nacional Bahasa Indonésia. A nação se baseia em cinco princípios chamados Pancasila, com o lema Bhineka Tunggal Ika (unidade na diversidade). No meio da diversidade de etnias, linguagem e religião, os indonésios têm vivido pelo princípio de gotong royong, que é viver em solidariedade e com colaboração. Isso significa ter partilha nos diversos campos da vida, no trabalho, nas tristezas e festividades, vendo todos os indonésios como irmãos e irmãs.
 
Essa sempre frágil harmonia é hoje ameaçada de novas maneiras. Muito do crescimento econômico que a Indonésia tem experimentado em décadas recentes tem sido construído com um sistema centrado na competição. Isso está em evidente contraste com a colaboração de gotong royong. A corrupção é experimentada de muitas maneiras. Ela infecta a política e os empreendimentos, frequentemente com consequências devastadoras para o ambiente. Em particular, a corrupção enfraquece a justiça e a implementação da lei. Movidos por essas considerações, os cristãos da Indonésia sentiram que as palavras do Deuteronômio - "procurarás a justiça, nada além da justiça" (veja Dt 16, 18-20) - falavam fortemente sobre sua situação e suas necessidades. Antes do povo de Deus entrar na terra que Deus lhes tinha prometido, eles fizeram a renovação de seu compromisso com a Aliança que Deus estabelecera com eles.
 
OFERTA
 
A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.
 
Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.
 
Conta para depósito da coleta:
 
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4
Sempre que possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23.
 
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?