Notícias

SOUC 2019 foi muito além das igrejas-membro do CONIC

 
A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2019 representou algo inédito se comparada com edições anteriores: a participação de muitas igrejas que não fazem parte, oficialmente, do CONIC. Se até 2018 tínhamos celebrações concentradas sobretudo entre igrejas-membro, além de algumas protestantes históricas, este ano a adesão de igrejas que até recentemente não tinham tanta tradição em participar da Semana surpreendeu.
 
 
Elencamos, a seguir, as igrejas que, de algum modo, estiveram envolvidas na SOUC – seja institucionalmente, ou isoladamente (quando apenas uma unidade / liderança participou):
 
Aliança de Batistas do Brasil
Assembleia de Deus
Comunidade de Jesus
Exército de Salvação 
Fraternidade Amigos do Evangelho 
Igreja Batista
Igreja Batista da Família
Igreja Batista Filadélfia 
Igreja Batista Nacional
Igreja Batista Nazareth 
Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Católica Ortodoxa Celta
Igreja do Evangelho Quadrangular 
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Evangélica Congregacional do Brasil
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Igreja Evangélica Livre 
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Igreja Evangélica Reformada 
Igreja Menonita
Igreja Metodista 
Igreja Ortodoxa Ucraniana 
Igreja Presbiteriana do Brasil 
Igreja Presbiteriana Independente
Igreja Presbiteriana Unida
Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia 
 
As igrejas que estão em negrito fazem parte do CONIC. 
 
 
Na avaliação do presidente do CONIC, pastor Inácio Lemke, essa crescente adesão de igrejas ou lideranças à Semana de Oração pela Unidade Cristã se deve, entre outros fatores, à percepção da igreja brasileira de que o diálogo entre cristãos e cristãs é uma necessidade, pois fortalece a mensagem de Jesus em João 17:21, no qual ele pede uma unidade visível da igreja. “Quando sentamos na mesma mesa para dialogar, não estamos queremos fundar uma única igreja, mas, sim, dizer que aquilo que nos une é muito maior do que o que nos separa”, frisou.
 
Para Romi Bencke, secretária-geral do Conselho, a grande quantidade de igrejas participando da SOUC reflete um maior esclarecimento acerca do que é o próprio ecumenismo. “Em alguns meios cristãos, tempos atrás, ecumenismo significava a ‘fusão de igrejas numa só’. Hoje, o termo está mais conhecido e todos sabem que ser ecumênico é simplesmente sentar-se à mesma mesa para dialogar, cada qual guardando suas convicções e singularidades”, declarou.
 
Foto 1: Natália Takano / Celebração em Pomerode-SC
Foto 2: CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço
Foto 3: ISOA - Igeja Sírian Ortodixa de Antioquia
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Em que podemos ajudar?

Em que podemos ajudar?